09 de maio de 2014 as 15:14 / Governo, Sem categoria

Audiência Pública debate pavimentação da ERS-451

Na noite de quinta-feira, dia 8, aconteceu junto ao Clube Recreativo Aliança no Distrito de São José do Centro a audiência pública convocada pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa visando debater a possibilidade de inserção do prolongamento da ERS-451 no projeto de pavimentação da rodovia que já existe, para o trecho entre Não-Me-Toque e Colorado, no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).

A Prefeita Teodora Lütkemeyer esteve participando da audiência que contou com a presença do Deputado Gilmar Sossella e sua equipe técnica de gabinete, Vereadores, Secretários Municipais, Representantes de Empresas, Entidades e um grande público regional devido à importância desta ligação para a região do Alto Jacuí. Durante a audiência 26 pessoas fizeram o uso da palavra se colocando a favor de pressionar o Governo Estadual para a execução desta obra de suma importância, que irá beneficiar a região em um todo, tanto para o escoamento da produção bem como a grande parcela da população que utiliza o trecho diariamente.

Desde o ano de 2007 este assunto vem sendo pauta de reivindicações da Administração Municipal, devido a esta ser a alternativa que tem a menor distância entre o município e a Rodovia Leonel de Moura Brizola, a BR-386, por onde é escoada grande parte da produção agrícola e industrial da região até a Região Metropolitana e o porto de Rio Grande, passando pelo distrito de São José do Centro, num percurso de aproximadamente 16 quilômetros.

Na audiência foram deliberadas as seguintes ações: Licitação da Obra entre Não-Me-Toque e Colorado; Inclusão do Trecho no Plano Rodoviário Estadual solicitando a elaboração do projeto de engenharia; Formar um grupo de trabalho; Coletar mais assinaturas através de um abaixo assinado; Realizar uma audiência junto ao Governo do Estado; Votar esta obra no orçamento 2015 através da Consulta Popular e Cidadã e realizar um dossiê fundamentado.

“Nosso município é considerado a “Capital Nacional da Agricultura de Precisão” exportando tecnologia de ponta para o segmento agrícola sendo juntamente com outros municípios da região muito forte na produção de grãos. Esta pavimentação é uma reivindicação não somente de Não-Me-Toque, mas sim da região em um todo que irá se beneficiar desta ligação asfáltica. Formamos uma comissão para pressionar a execução desta obra junto ao Governo e contamos com o apoio tanto de Deputados como também da comunidade regional.” Destaca a Prefeita Teodora Lütkemeyer.