08 de maio de 2014 as 09:21 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Plantio de Mudas no Cemitério Municipal Jardim da Paz

O Departamento de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o plantio de 150 mudas de Tuias (Thuja compacta) no cemitério Público Municipal Jardim da Paz. O projeto foi feito pelo Engenheiro Florestal do Departamento de Meio Ambiente, Luís Henrique Laner Rodrigues.

Conforme o projeto original, a cerca viva deverá contemplar todo o perímetro do cemitério, exceto na parte lateral, paralela ao Arroio Max, sendo que esta área é considerada como Área de Preservação Permanente e inclusive na parte frontal na Rua Monteiro Lobato, onde haverá apenas um espaçamento diferente do resto do perímetro.

O objetivo da cerca viva é atenuar os efeitos visuais e dar a sensação de privacidade, receptividade e beleza, além de auxiliar no sombreamento. A seleção de espécies deve ser direcionada à sua beleza, perenidade foliar, comportamento das raízes e porte, sendo a tuia uma árvore rústica, muito resistente e com fácil adaptação. É uma planta ornamental por natureza, da família das Cupressaceae, também conhecida como pinheiro do cemitério, árvore-da-vida, cedrinho, cipreste e tuia-americana.

A manutenção do plantio será realizada pela Secretaria de Assistência Social, através do controle das formigas, irrigação e realização dos tratos culturais. Essa fase é muito importante para minimizarmos as perdas de mudas, explica o Engenheiro Florestal Luís Henrique.

Segundo a Agente Ambiental do Departamento de Meio Ambiente, Elisa Valduga, está prevista para o Cemitério Municipal, a instalação de poços de monitoramento da qualidade da água subterrânea. Essa medida visa verificar a emissão de poluentes pelo cemitério e proteger os recursos hídricos adjacentes, visto que nas proximidades consta a existência de dois poços de captação de água da CORSAN. Também está sendo planejada a instalação de mais lixeiras no cemitério para evitar o descarte inadequado de flores, velas e outros resíduos que forem gerados.