06 de maio de 2014 as 16:32 / Educação, Sem categoria

Concurso Municipal de Oratória é apresentado para as Escolas

Na tarde da segunda-feira dia 05, foi a apresentado o projeto e o regulamento do Concurso Municipal de Oratória para as equipes diretivas das nove da Rede Pública, Estadual e Privada. A apresentação contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Griselda Blau, da Secretária Adjunta Nilce Johann e dos coordenadores do projeto Clenice Berghann, Jociéli Ninov e Charles Morais.

O Concurso Municipal de Oratória é uma forma saudável e prazerosa de envolver os estudantes em uma atividade que abrangerá um tema de cunho social, estimulará a pesquisa, a leitura, a escrita e a expressão oral através da prática de falar em público.

O lançamento do projeto será no dia 29 de maio e a final no dia 29 de setembro, estaremos dando todo o suporte para as escolas desenvolverem conosco o maior projeto de oratória do município. Salientou Jociéli Ninov integrante da Coordenação do Concurso.

O tema escolhido para o Concurso no ano de 2014 é “O que quer o jovem?”, está sendo apresentado como um desafio aos estudantes do município.  As escolas da Rede Municipal de Educação estão automaticamente participando do projeto uma vez que a oratória já faz parte do currículo das mesmas, as demais escolas da Rede Estadual e Privada tem até o dia 09 de maio, para aderir ao projeto”. Destacou Clenice Berghann integrante da Coordenação do Concurso.

Se todas as escolas aderirem ao Concurso serão capacitados 311 alunos. Primeiramente todos participam de uma palestra sobre o tema do concurso, após inicia-se a escrita da redação, que posteriormente é transformada em discurso. Todos os alunos ganham um curso sobre técnicas de oratória, para aprender se expressar, além de uma camiseta do projeto. Cada escola indicará um aluno para a final e esses 09 finalistas ganham uma preparação com um Curso de Oratória avançado. Além das capacitações, o 1º Colocado ganhará um Notebook, o 2º um Tablet, o 3º um Tablet e os demais, troféus. Além dos finalistas haverá premiação para as 20 melhores redações de todos os participantes. As escola ao aderir ao projeto ganhará troféu de participação e uma tribuna para treinar a oratória com os alunos.

“Temos a certeza que esse projeto irá novamente descobrir novos talentos, trabalhar a escrita e pesquisa, além de capacitar mais de 300 jovens em oratória, ferramenta necessária tanto para o mercado de trabalho como para a vida”. Destacou Charles Morais integrante da Coordenação do Concurso.