30 de abril de 2014 as 16:30 / Gabinete, Sem categoria

275 pessoas apontam prioridades na Consulta Popular

Com este número de participantes Não-Me-Toque elegeu nove delegados com poder de voto para o Fórum Regional.

A Câmara de Vereadores sediou na terça-feira dia 29, a Assembleia Municipal de Participação Popular e Cidadã 2013/2014, que teve como função eleger as prioridades estratégicas de investimento para a Consulta Popular.

A participação de 275 pessoas proporcionou a indicação dos nove delegados que defenderão as demandas do município no Fórum Estadual da Participação Popular e Cidadã na Assembleia Regional, que se somam à prefeita Teodora Lütkemeyer, ao presidente da Câmara de Vereadores Gilson dos Santos, à secretária do COMUDE, Nara Adams. Os delegados têm a tarefa de defender as propostas elencadas pela população não-me-toquense à nível regional e municipal.

A assembleia regional será no dia 19 de maio, em Lagoa dos Três Cantos, definindo quais propostas serão votadas na Consulta Popular que acontecerá nos dias 2 e 3 de junho via internet e no dia 4 junho via internet e votação física presencial, com locais e horários a serem definidos e comunicados.

O Fórum Regional estabelecerá as demandas que farão parte da cédula de votação na etapa seguinte, em número entre 10 e 20 demandas com valor alocado e 5 prioridades regionais, sem valor alocado das demandas escolhidas nas assembleias municipais.

De acordo com a Coordenadora Municipal da Consulta Popular Nara Adams, a participação dos cidadãos proporciona a manifestação individual sobre o que consideram prioridade para o investimento dos recursos disponibilizados pelo Estado.

Os delegados eleitos foram: Cleomar Inácio Fritzen, Riselia Salamoni, Clereci Shenkel, Arlindo Cirio da Cunha, Paula Samuel Van Schaik, Maria Margarete Lauxen, Griselda Maria Sholze Blau, Daniel Rubens Griep e Vivian Vanzin.

Não-Me-Toque já tem pré-definido o valor de R$ 168.338,01 devido ao número de pessoas presentes na Assembleia, sendo que esse valor pode ter modificação até a realização das assembleias nos demais municípios. Pela divisão linear são R$ 69.642,86 e pelo número de eleitores R$ 98.695,15.

Prioridades locais

-Aquisição de equipamento e materiais para Laboratório Técnico, Instituto de Educação São Francisco Solano (R$ 40 mil).

-Policia Civil, viatura leve (R$ 60 mil).

-Saúde, aquisição de equipamentos UBS (56 mil).

-Habitação, melhorias habitacionais (R$ 120 mil).

-Saúde, aquisição de equipamentos Hospital Notre Dame Santa Julia Biliart (R$ 40 mil).

-Mulheres, promoção de formação profissional para o mundo do trabalho (R$ 24 mil).

Prioridades regionais

-Prevenção e combate a drogadição.

– Segurança.

– Saúde

-Educação

-Política para mulheres.

“Agradecemos a todos que compareceram nesta audiência e o próximo passo é defender as demandas regionais no Fórum Regional e em junho contar com o apoio de todos para a votação que garantirá mais 10% do recurso para nosso município”. Destacou Nara Adams, Secretária de Habitação.