15 de abril de 2014 as 15:27 / Educação, Sem categoria

Encontro da Rede de Atendimento ao Educando

Na segunda-feira, 14, aconteceu mais um encontro da Rede de Atendimento ao Educando (RAE) nas dependências do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). A Rede de Atendimento ao Educando é constituída por um conjunto de entidades e/ou órgãos governamentais, não governamentais, conselhos setoriais, Ministério Público e Poder Judiciário que trabalham de forma integrada, visando atender crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social.

No ano de 2009 foi formada a Rede Social que a partir do ano de 2013 passou a ser denominada de RAE. Os membros da Rede reúnem-se mensalmente no CREAS sob a coordenação da professora Clenice Margarete Berres Berghahn e secretariada pela professora Luciane Kissmann.

Os encontros objetivam, estabelecer estratégias a fim de integrar, propor, viabilizar, facilitar e agilizar ações nas mais diversas áreas de atenção à criança, adolescentes e suas famílias.

A Rede de Atendimento ao Educando é formada por 24 membros efetivos das seguintes representações: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Habitação, Escolas da Rede Municipal de Ensino, Escolas da Rede Estadual de Ensino; Escolas da Rede Privada de Ensino, Conselho Tutelar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ASBAM, (Associação Beneficente de Amparo ao Menor), CCAP (Centro Comunitário de Atendimento Psicológico), Casa Lar, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

“Essa rede é de fundamental importância pois, através dela conseguimos unir forças e resolver vários problemas relacionados a adolescentes e famílias, muitas vezes problemas pequenos que com orientação e união encontramos a solução. Nem tudo está ao nosso alcance mas, acreditamos que com união muita coisa acontece”. Destacou a professora Clenice Margarete Berres Berghahn Coordenadora Pedagógica da SMECD.