27 de março de 2014 as 14:32 / Saúde, Sem categoria

Secretário participa do 1º Seminário Estadual da Atenção Básica do RS

Durante a terça-feira (25) e quarta-feira (26), o Secretário Municipal de Saúde Marco Costa, participou do 1º Seminário Estadual da Atenção Básica do Rio Grande do Sul, realizado na cidade de Novo Hamburgo. O objetivo do seminário foi aprofundar e projetar questões sobre o atendimento da Atenção Básica no Estado e contou com a participação do Presidente do COSEMS/RS e Secretário da Saúde de Novo Hamburgo, Luís Carlos Bolzan, que recebeu a Secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Sandra Maria Sales Fagundes, e o prefeito de Novo Hamburgo e representante da Famurs, Luís Lauermann.

Ainda compondo a mesa de abertura do seminário, estavam presentes o Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Paulo Humberto Gomes da Silva, a representante do Ministério da Saúde, Carla Corrêa, a Coordenadora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Vivían Pérez, o Assessor do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Marcos Franco, o representante do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Luís Milov e o representante da Universidade Feevale, Cesar Teixeira.

Participaram do seminário cerca de 400 gestores e dirigentes da saúde de todo o Estado. O presidente da COSEMS/RS, Luís Carlos Bolzan, destacou a importância do tema da Atenção Básica e a sua universalidade, salientando que este precisa ser discutido neste tipo de evento. A Secretária Estadual da Saúde, Sandra Fagundes, mencionou a Roda de Chimarrão, projeto do Governo do Estado, ao falar das propostas da União sobre redes de atenção e temáticas. A rede estadual dá uma marca hereditária ao estado do Rio Grande do Sul, que tem como um dos símbolos o chimarrão.

A Secretária Sandra destaca a importância do trabalho em conjunto entre o Governo do Estado, Governo Federal e municípios para que unidos possam buscar recursos financeiros para o setor e a qualificação das estruturas físicas de saúde, além da ampliação de serviços, proporcionando uma melhor qualidade no atendimento à população.

“A participação neste evento sem dúvida foi muito produtiva, onde nós, dirigentes da saúde, tivemos a oportunidade de conversarmos sobre um tema muito importante que é a Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS). Que precisa ser trabalhado constantemente para que possamos oferecer à população um serviço de qualidade” destacou o Secretário de Saúde, Marco Costa.