19 de março de 2014 as 13:03 / Assistência Social, Sem categoria

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza Capacitação Contra Violência

A Administração Municipal através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou na tarde de ontem uma capacitação com a temática “Mulher como Viver sem Violência” com a perita criminalista e Coordenadora Estadual da Sala Lilás Andréa Brochier. A capacitação aconteceu no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social e contou com a presença da Vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, o Delegado de Polícia Dr. Arlindo Círio da Cunha, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Nara Adams, Secretários Municipais, Agentes de Saúde, Professores, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e comunidade em geral.

Na primeira temática foram colocados números sobre mortes em femicídios no Rio Grande do Sul:

– em 2010, 223 mulheres, 84 de violência doméstica;

– em 2011, 189 mulheres, 48 de violência doméstica;

– em 2012, 237 mulheres, 91 vítimas de violência doméstica;

– e em 2013, até 30 de julho, 112 mulheres, 55 vítimas de violência doméstica.

A cada 10 mulheres mortas, 4 já tinham registrado ocorrência de ameaça e lesão corporal, sendo que a maioria morre de 30 a 90 dias após o registro.

A cada 10 mulheres mortas, 6 possuíam filhos com o assassino. Descobriu-se ainda que 62% dos filhos do casal possui até 10 anos de idade. Em Não-Me-Toque, os números em relação à violência contra mulheres ainda são elevados, mas aos poucos nota-se uma queda nesses dados, confira abaixo o levantamento feito pela Delegacia de Polícia:

• Ameaças: em 2012 – 63; em 2013 – 59
  • Lesão Corporal: em 2012 – 44; em 2013 – 43
  • Estupro: em 2012 02; em 2013 – 03

A segunda temática foi explanado sobre o funcionamento da Sala Lilás que é um espaço de acolhimento privativo e seguro, definindo-se assim a Sala Lilás. Neste espaço as mulheres vítimas de violência recebem os atendimentos da perícia clínica, da psíquica e do serviço psicossocial disponibilizados pelo Departamento Médico-Legal (DML).

Além do acolhimento e perícia clínica, o DML também realiza a perícia psíquica para avaliar os sinais e sintomas de sofrimento psíquico decorrentes do trauma e oferece o Serviço Psicossocial.

“Este evento foi muito produtivo, a próxima ação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher será uma capacitação para identificar atos de violência, focada para Agentes de Saúde e pessoas envolvidas na área de proteção aos direitos da mulher.” Destacou Nara Adams, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“O Conselho está de parabéns por promover ações que visam valorizar a mulher e buscar alternativas através de campanhas e conscientização para diminuir cada vez mais o índice de violência contra a mulher. Nossa administração é parceira destas inciativas e está trabalhando para expandir estas ações”. Comentou Teodora Vice-Prefeita.