11 de março de 2014 as 11:32 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Prefeito Participa 25º Fórum Nacional da Soja

Na manhã desta terça-feira, 11, o prefeito Antônio Vicente Piva participou do 25º Fórum Nacional da Soja, com a presença do presidente da Cotrijal Nei Cesar Mânica, presidente da FecoAgro Rui Polidoro Pinto e do presidente da CCGL Caio Viana.

O evento tem por objetivo trazer personalidades do mundo para debater a importância da soja, analises de pesquisa, posicionamento no mercado, logística no Brasil e em outros países.

A 25º edição teve como explanações principais a lagarta Helicoverpa sobre a realidade do Sul e Centro Oeste através do pesquisador e professor da UPF José Roberto Salvadori e do engenheiro agrônomo e consultor da Kasuya Consultoria Agronômica Luis Henrique Kasuya.  Além da palestra sobre o Cenário Econômico e Perspectivas com o economista Alexandre Englert Barbosa a finalização do evento foi sobre Perspectivas da Produção com o sócio da Agrocinsult André Pessoa.

A lagarta da mariposa Helicoverpa, que costuma atacar as plantações de milho e soja, geralmente não chega a prejudicar toda a produção, mas em 2013 se reproduziu além do normal por causa do clima seco e chegou a arrasar plantações inteiras.

Os produtores calculam que a produtividade média caiu 32% com relação à safra passada, passando de uma expectativa de 55 sacas por hectare para 37,6 sacas por hectare efetivamente colhidas, nosso desafio para este ano é diminuir essa cada através de novas soluções. “Comentou José Roberto Salvadori.

“A soja é hoje o principal produto agrícola da pauta de exportações do Brasil, ocupando área superior a 22 milhões de hectares. Nosso produtor tem muitos desafios para superar, estamos à disposição como gestores para auxiliar o produtor visando aumentar sua produtividade”. Destacou Piva.