21 de fevereiro de 2014 as 15:47 / Obras e Saneamento, Sem categoria

Aprovado Plano Municipal de Saneamento Básico

Durante a manhã desta sexta-feira, 21, na Câmara Municipal de Vereadores aconteceu a audiência pública para a apresentação final e aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Participaram da audiência a vice-prefeita em exercício ao cargo de prefeito Teodora Lütkemeyer, as representantes da empresa Inova Consultoria Ambiental responsáveis pala elaboração do plano, secretários municipais, vereadores, representante Corsan e representantes da comunidade.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é um dos instrumentos da Política de Saneamento Básico do Município e tem por função ordenar os serviços públicos de saneamento considerando as funções da gestão para a prestação do serviços, a regulação, fiscalização, o controle social e o sistema de informações, traçando metas e ações para um horizonte de 20 anos, sendo necessário a reavaliação a cada 4 anos.

O plano constatou um diagnóstico do município principalmente na área de drenagem urbana e esgotamento sanitário, levantando os pontos críticos em alagamentos, já inclusa que ações devem ser implantadas para solução dos mesmos. O número de residências com tratamento do esgotamento sanitário no município é muito baixo, muitos fazem ligação do esgotamento pluvial o qual causa mau odor além de possibilidades de criação de doenças, as ações traçadas neste plano buscam solucionar esses pontos.

O plano será submetido por uma avaliação da Secretaria Estadual da Habitação e da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde), aprovado o município fica apto a buscar recursos para implantar os projetos aqui já definidos.

“Com essa plano, teremos dados e projetos estruturados para a busca de recursos na área de saneamento, visando que toda a população tenha abastecimento de água com qualidade, tratamento de esgoto, e uma drenagem que não cause doenças nem mau odor”.  Destacou vice-prefeita em exercício ao cargo de prefeito Teodora Lütkemeyer.