10 de dezembro de 2013 as 16:21 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Prefeito entrega cheque para regulamentação de Cemitérios

Com a cobrança do Ministério Público na regularização dos cemitérios ativos no interior do município, o Departamento de Meio Ambiente se reuniu-se com representantes das comunidades, a fim de debater os caminhos viáveis para regularização dos cemitérios, como exige a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama de três de abril de 2003.

No Brasil uma pesquisa realizada em 600 cemitérios constatou que 75% deles liberavam alguma substância como o liquido necrochorume no processo de decomposição dos corpos no período de até um ano ou estavam em terrenos irregulares.  Metais, gases pesados e contaminação biológica que prolifera a 400 metros em torno do cemitério e surgimento de fungos, bactérias são outros complicadores ao meio ambiente e a saúde.

Após a exigência dessa regulamentação a administração municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente elaborou o projeto de lei nº 4.314 que autoriza o poder executivo a dispor de auxilio financeiro as comunidades religiosas para regulamentação de seus cemitérios.

Durante a tarde dessa terça-feira, 08, o prefeito Antônio Vicente Piva, o secretário de agricultura Ivan Cesar Machry e a bióloga Elisa Valduga entregam os cheques de auxílio aos representantes das entidades religiosas do município.

As entidades beneficiadas são: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de são Jose do Cento,Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de  Linha São Paulo, Comunidade  Evangélica de Confissão Luterana de Arroio Bonito, Evangélica de Confissão Luterana de Invernadinha receberam um cheque no valor de R$ 1.000,00 e a Mitra Arquidiocesana de Passo Fundo recebeu o valor de R$ 6.000,00 pois corresponde a seis comunidades entre elas Bom Sucesso, Posse São Miguel, Gramado, Linha Gramado, Colônia Vargas e Vila Conceição.

“A iniciativa visa auxiliar essas comunidade a realizar as adaptações necessárias e previstas por lei, pois, sabemos que são comunidades pequenas e sem muito auxílio, é nossa obrigação como poder público estar ao lado dessas entidades”. Destacou prefeito Antônio Vicente Piva.