10 de dezembro de 2013 as 16:27 / Desenvolvimento, Sem categoria

Executivo apresenta Programa Passeio Seguro para Comunidade

Facilitar a identificação,instalando placas de sinalização nas esquinas das vias, dar nova aparência às ruas e avenidas do município, embelezar a cidade, padronizar os passeios públicos oportunizando melhores condições de trafegar, com acessibilidade física, este é o objetivo do programa Passeio Seguro. O projeto é uma iniciativa da Administração Municipale está sendo estruturado pela Secretaria de Desenvolvimento, com o apoio técnico do setor de engenharia e arquitetura da Prefeitura.

Na manhã desta terça-feira, dia 10, foi apresentando emaudiência pública o projeto para a comunidade de Não-Me-Toque na Câmara Municipal de Vereadores. Estavam presentes o prefeito Antônio Vicente Piva, secretária de desenvolvimento Margarete Lauxen, secretários municipais, vereadores, representantes de construtoras, engenheiros, arquitetos,representantes do comércio local e membros da comunidade.

A apresentação inicial foi realizada pela secretária municipal de desenvolvimento Margarete Lauxen enfatizando os objetivos deste Programa bem como seus benefícios para o município, sobre a sinalização e placas que o projeto prevê implantar. Após a arquiteta Juliana Rubinexplanou sobre a padronização das calçadas e, Elisa Valguda, Bióloga do Departamento de Meio Ambiente, apresentou a tipologia da arborização adequada a cada situação.

Para a implantação de placas sinalização está sendo realizado um estudo através de pesquisa de viabilidade econômica junto aos setores industriais, comerciais e serviços do município, com o intuito de estabelecer parcerias com as empresas do municípiopara posteriormente realizar as instalações das placas nas ruas e avenidas do município.

Com relação à padronização das calçadas foi realizado um levantamento de todas as calçadas da cidade, foi apresentado o planejamento das rotas e tipos de calçadas, a próxima etapa será a criação da lei das calçadas, após todos os projetos de obras serão analisados na prefeitura para ser executados na legalidade, sendo que as calçadas irregulares serão notificadas. Juntamente com as calçadas serão indicados os tipos de arborização adequados tais como:Escova-de-garrafa, Pitangueira, Tuia, Ingá entre outras.

“Estamos projetando uma cidade para o amanhã,  será um projeto que iremos implantar gradativamente e com planejamento estratégico, e que num futuro próximo com o apoio da comunidade teremos além de uma sinalização melhor na cidade, calçadas em ótimo estado para passeio além de arborização padrão em Não-Me-Toque”. Destacou o prefeito Antônio Vicente Piva.