05 de dezembro de 2013 as 11:23 / Assistência Social, Sem categoria

III Fórum da Pessoa com Deficiência Debate inclusão no Mercado de Trabalho

Nessa terça-feira, 3, dezembro aconteceu o III fórum municipal da pessoa com deficiência nas dependências do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CMPD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência).

O evento contou com a presença da vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, secretária municipal de assistência social Clereci Shenkel, secretária municipal de gabinete Bernadete Piva, coordenadora do Cras Silvia Loss, presidente do conselho municipal da pessoa com deficiência Jairo Bocassanta além de representante do departamento pessoal das empresas e indústrias locais.

A temática esse ano foi a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, o fórum teve a palestra do sr. Fabio Zanetti vice-presidente CMPD Carazinho e do Alessandro Mores secretário do CMPD Carazinho.Durante o fórum também aconteceu apresentação do grupo dos CPD de Não-Me-Toque.

No mês de julho de 2010, a Lei 8.213 de 1991, que prevê a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho, completou 19 anos. A legislação determina a contratação de 2% de deficientes para as empresas que possuem entre 100 a 200 empregados, 3% para aquelas entre 201 e 500, 4% para as entre 501 a 1 mil e 5% para os empreendimentos com mais de 1 mil funcionários.

“O grande número de pessoas que têm sido incluídas, ou se incluíram, é, por assim dizer, um testemunho vivo da capacidade do ser humano. Interagindo nas empresas, nos espaços públicos relacionados à vida profissional mostram uma nova cara da pessoa com deficiência, produtiva, antenada com o mundo, participativa, o que aos poucos vai substituindo a antiga imagem do dependente”, diz Teodora Lütkemeyer vice-prefeita.

“Buscamos que mais pessoas com deficiência procurem a Secretaria de Assistência Social e façam o cadastro de seu currículo assim iremos gradativamente incluindo mais pessoas ao mercado de trabalho, trazendo um novo significado para suas vidas”. Destacou Jairo Bocassanta presidente do CMPD.