03 de dezembro de 2013 as 13:47 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

2º Café da Manhã com Agroindústrias trata de Expansão de Comercialização

Não-Me-Toque já tem em funcionamento oito agroindústrias com o objetivo de ampliar a comercialização de produtos, tanto em âmbito estadual como nacional.A administração municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está promovendo um projeto de expansão onde as tratativas são apresentadas através de cafés da manhã.

O café teve a presença do prefeito Antônio Vicente Piva, da vice-prefeita Teodora  Lütkemeyer,  secretário de agricultura Ivan Machry, fiscal sanitário Silvio Kuhn, veterinário secretaria de agricultura Ivânio Machado e representantes das agroindústrias.

As agroindústrias municipais estão habilitadas e cadastradas no SIM(Sistema de Inspeção Municipal), podendo assim vender seus produtos somente na cidade. A administração busca a implantação do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal),possibilitando as agroindústrias vender seus produtos em todos os estados. A implantação deve ser requerida pela administração municipal, onde posteriormente é realizada um aprovação documental, e pôr fim a aprovação operacional passando assim do sistema SIM para o sistema SISBI, onde a fiscalização é realizada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Também foi apresentado sobre o SUSAF-RS (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte) , que prevê após a implantação a possibilidade das agroindústrias vender seus produtos dentro do Estado. A próxima reunião está marcada para o dia 27 de janeiro, onde será apresentado um plano de estudo para decidir quais dos programas o município estará trabalhando.

“Temos produtos de extrema qualidade em nossas agroindustriais, queremos que assim como nossas indústrias essas pequenas empresas consigam expandir cada vez mais seus produtos, aumentando sua economia e do município”. Destacou a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer.