21 de novembro de 2013 as 14:36 / Desenvolvimento, Sem categoria

Encerrado o Projeto Escola no Campo 2013

Na tarde de quarta-feira, dia 20 de novembro a secretária de desenvolvimento Margarete Lauxen representando o executivo municipal participou juntamente e com as coordenadoras pedagógicas Clenice e Jocielie demais autoridades regionais, professores e estudantes da solenidade de encerramento do Projeto Escola no Campo 2013. O evento aconteceu, no Parque da ExpodiretoCotrijal e marcou o anúncio dos vencedores do concurso de desenhos e frases elaborados durante o projeto.

O Escola no Campo é desenvolvido pela Cotrijal, Syngenta, Secretarias de Educação de 13 municípios da região e Fundação Abrinq. O projeto tem como principais objetivos ressaltar a importância da preservação do meio ambiente, informar que menores de 18 anos não devem manusear defensivos agrícolas, demonstrar a importância da produção de alimentos saudáveis e, através das crianças, sensibilizar os pais quanto ao uso correto de defensivos agrícolas. Também visa valorizar o trabalho do agricultor, fazendo com que sinta orgulho da atividade que desenvolve.

Neste ano, o projeto envolveu cerca de 1500 alunos de 6º ano de 60 escolas dos municípios da região de atuação da Cotrijal. Utilizando jogos, cartazes e uma cartilha especialmente elaborada para as atividades escolares, a partir do mês de junho os professores orientaram os alunos sobre a importância do uso correto e seguro dos agrotóxicos, visando a saúde dos seus usuários e a proteção do meio ambiente. Através da cartilha, mostraram desde a evolução do homem e sua relação com o meio ambiente, o aumento das áreas agrícolas e das pragas e a necessidade do homem controlar essas pragas para sobreviver.

Outra etapa do projeto foi a realização de palestras para fixação da mensagem, com a bióloga da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolão, e profissionais do Departamento Técnico da Cooperativa. De posse de todas as informações necessárias, os estudantes elaboraram o desenho e a frase mostrando o que aprenderam.

Os resultados no Município de Não-Me-Toque foram:

• 1º lugar desenho – Thales Mateus Nunes de Oliveira – EMEF Valdomiro Graciano
  • 2º lugar desenho – Alana Eduarda Philippsen – EMEF Santo Antônio
  • 1º lugar frase – Lucas Gaspar Kummer – EMEF Carlos Gomes
  • 2º lugar frase – Emerson Florêncio da Silva Santos – EMEF Santo Antônio

“Iniciativas como essa que trabalham na educação de jovens e estimulam a participação em projetos e competições sobre temas relevantes merecem o apoio do poder Executivo”. Destacou Margarete Lauxen secretária municipal de desenvolvimento