04 de novembro de 2013 as 16:52 / Governo, Sem categoria

Prefeito Participa da 3ª Marcha Gaúcha em Defesa dos Municípios

Na quinta-feira, dia 31 de outubro, o Prefeito Antônio Vicente Piva, e ao assessor de comunicação Charles Morais  estiveram  participando em Porto Alegre da 3ª Marcha Gaúcha em Defesa dos Municípios, promovida pela Famurs que neste ano teve como tema “Mais recursos, Mais autonomia”, foi realizado no auditório Danton Barone da Assembleia Legislativa.

A terceira edição da marcha contou com cerca de mil representantes sendo Prefeitos, Vice-Prefeitos e Secretários que participaram do evento para buscar junto ao governo do estado auxílios para o fechamento da contas das prefeituras. Durante o evento foi entregue ao Governador Tarso Genro um documento com 13 demandas dos municípios.

A principal reivindicação do documento entregue ao governador durante a marcha é o repasse de um socorro emergencial de R$ 200 milhões a ser pago para os municípios ainda em dezembro de 2013. O valor corresponde à metade de uma parcela extra do ICMS das prefeituras gaúchas e serviria para amenizar a situação de crise financeira que se encontram os municípios gaúchos.

Outra importante demanda feita pelos representantes diz respeito ao transporte escolar onde a federação municipalista cobra do estado um aumento de R$ 100 milhões em recursos. Segundo a Famurs esta verba é equivalente ao gasto anual das prefeituras com o transporte dos alunos da rede estadual de ensino.

Também compõem a pauta municipalista da 3ª Marcha Gaúcha de Prefeitos a conclusão das obras rodoviárias, o pagamento da Consulta Popular, a aplicação de 12% do orçamento do Estado em saúde, a aceleração das licenças ambientais da Fepam, o repasse de 50% das taxas ambientais, a extensão do Passe Livre para todos estudantes de baixa renda, o fim da cedência de servidores municipais a outros Poderes, o pagamento imediato dos recursos da Assistência Social, a concessão permanente de um assento à Famurs no Conselho Estadual de Cultura, a criação de um programa de implementação do sistema trifásico no meio rural e o apoio à pauta municipalista da CNM, em especial à ampliação de 2% do FPM, e antecipação da 2ª parcela do AFM para dezembro

“O documento agora passará pela avaliação do Governador e sua equipe, mas esperamos que estes 13 itens sejam atendidos para que nós representantes da esfera municipal possamos desempenhar melhor nossa administração fazendo com que os municípios se desenvolvam de uma maneira socioeconômica sustentável, assegurando assim também o desenvolvimento do Estado que só tem a ganhar” salientou o Prefeito Piva.