30 de outubro de 2013 as 10:54 / Finanças, Sem categoria

Sistema de Nota Fiscal Eletrônica e Declarações passa a Vigorar em NMT

Na terça-feira, 29, aconteceu uma reunião com a participação do Secretário de Finanças Naor Kümpel, fiscais da prefeitura e escritórios contábeis do município com o analista de suporte tributário da empresa Thema e Polis Informática Juliano Medeiros para tratar sobre os programas de declarações de serviços e nota fiscal eletrônica que a partir de agora serão colocados em prática no município.

Hoje as declarações são feitas com a vinda das empresas até a prefeitura, ou seja, um responsável vem até o setor tributário trazendo as notas emitidas manualmente e a partir disso é feito um levantamento e assim calculado o imposto e gerado o tributo onde a guia de pagamento é entregue ao prestador de serviço

A ideia é tentar desvincular essa vinda das empresas até a prefeitura, dando mais autonomia para as pessoas. Acessando o site a partir de agora as pessoas irão fazer a suas declarações, as próprias empresas podem emitir e gerar a sua escrituração lançando as notas no sistema que automaticamente calcula o imposto.

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal de existência digital, que substitui a nota fiscal de serviços impressa nas operações sujeitas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza ISSQN.

“A nota fiscal eletrônica facilita ainda mais as declarações, a nota por ser eletrônica não tem mais um controle de talonário, por que a nota eletrônica já tem um controle automático da numeração. Toda nota lançada a prefeitura já tem acesso e o tomador já recebe uma cópia por e-mail. O sistema já declara as notas automaticamente.” Salientou o analista Juliano.

Para as empresas adotar estes programas só vem trazer benefícios, principalmente a autonomia. A nota fiscal eletrônica acaba sendo muito mais fácil por ser totalmente automatizada e no mesmo momento que ela é gerada a prefeitura e o tomador já tem conhecimento sem contar a praticidade de não haver aquela necessidade de no final do mês .

Os programas também trazem grandes benefícios para a administração e consequentemente para a comunidade. O sistema eletrônico acaba acarretando um aumento de arrecadação e diminuído a sonegação de impostos, com a prefeitura arrecadando mais, o repasse dessa arrecadação acaba vindo diretamente pro município que pode investir mais.

As empresas que desejam aderir ao programa podem buscar mais informações junto ao site ou na Prefeitura com o Secretário de Finanças Naor que salienta. “Por lei, em janeiro de 2014 uma faixa de empresas que tem cerca de 300 mil de arrecadação já vão estar encaixadas obrigatoriamente neste novo sistema. Com o passar do tempo outras empresas irão são se encaixando. Maiores duvidas no site da Prefeitura de NMT no menu de serviços ou de nota fiscal eletrônica onde se encontram os manuais e as obrigações.”