29 de outubro de 2013 as 17:07 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Café da Manhã com Agroindústrias trata de expansão e legalização

Na terça-feira, 29, aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto um café da manhã com representantes das agroindústrias do município com a presença do Prefeito Antônio Vicente Piva, Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry juntamente com a estencionista de bem estar da EMATER Ana Paula Müller e o Veterinário Ivanio Machado para uma avaliação dos trabalhos e tratativas de expansão e legalização das agroindústrias de Não-Me-Toque.

Ana Paula falou aos presentes sobre o Programa de Agroindústria Familiar e sobre o novo selo “Sabor Gaucho”. Segundo a estencionista o programa tem o objetivo de possibilitar a agregação de valor ao produto assim como qualidade para a melhoria da renda além de permitir a participação deste produtor em feiras. O Programa de Agroindústria auxilia o agricultor em projetos financeiros, qualificação e possibilita ainda que o produtor participe de cursos oferecidos pela EMATER que irão auxiliar nas questões de qualificação profissional com cursos de boas práticas de fabricação, curso de processamento e cursos de gestão para que o agricultor possa fazer a gestão da agroindústria da melhor forma trazendo mais benefícios e renda.

Para se cadastrar no programa o produtor interessado deve procurar a EMATER para que esta realize o encaminhamento de documentos e questões legais para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Após a aprovação da Secretaria o produtor estará autorizado a usar o selo “Sabor Gaucho” em seu rotulo. Os produtores cadastrados podem participar dos cursos oferecidos gratuitamente onde todos os membros da agroindústria podem participar.

Hoje o município de NMT conta com oito agroindústrias cadastradas comercializando seus produtos dentro do município. Uma das metas da Sec. de Agricultura é fazer uma forte fiscalização para que outras agroindústrias que não estejam cadastradas no Serviço de Inspetoria Municipal (SIM) vendam seus produtos de forma irregular.

Outra meta da Secretaria para 2014 é investir forte nessas pequenas empresas familiares, tanto nas que estão surgindo como nas que já estão ativas para que o município não seja conhecido somente como Capital Nacional da Agricultura de Precisão, mas para que as agroindústrias daqui também sejam referência. Para Rubens Roering, presidente da cooperativa Delicias da Colônia esta iniciativa da Sec. de Agricultura é de grande valia para as agroindústrias “Acredito que nenhum dos cooperados que estavam presentes na reunião desejam ficar só no município, o interesse é desenvolver-se e crescer junto com Não-Me-Toque”.

Segundo o Prefeito Piva  a reunião deu sinal de prova de que realmente estas agroindústrias tem o interesse em desenvolver mais a sua produção e com isso a renda. “Nesta primeira reunião com os agricultores foi feito um relato pelo veterinário Ivanio sobre questões relacionadas as próprias agroindústrias. Foi um encontro muito produtivo para que este pessoal saiba o que eles podem oferecer ao município através da comercialização de seus produtos.” Segundo Piva a ideia é repassar o objetivo principal que é, vender fora de NMT, vender no estado inteiro e quem sabe até para fora dele, mas para que isso acontece estas agroindústrias precisam estar adequadas aos órgãos competentes.