28 de outubro de 2013 as 17:00 / Educação, Sem categoria

Reunião do PNAIC reúne educadores regionais em Tapera

Na sexta-feira, 25, a Secretária Municipal de Educação Griselda Blau juntamente com a Orientadora de estudos professora Tamara Brunhauser Alves, a Coordenadora Local do Pacto professora Jociéli Nienow, as Coordenadoras das Escolas Municipais e professores alfabetizadores de 1º, 2º e 3º anos da rede municipal de ensino de Não-Me-Toque participaram do Seminário Integrador do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade certa (PNAIC), no município de Tapera.

A mesa oficial foi formada pelas secretárias de Educação Maria Regina Bósio Salvadori (Tapera), Stela Maris Schumann (Lagoa dos Três Cantos), Griselda Maria Sholze Blau (Não-Me-Toque), Hildegard Bock Muller (Selbach), a vice-prefeita de Selbach, Stela Maris Gobbi, e a palestrante professora Doutora em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Dra. Doris Pires Vargas Balzan que abordou o tema “O Ciclo da Alfabetização da Garantia da Aprendizagem para todos”.

A palestrante abordou sobre alfabetização e letramento, ressaltando a importância de introduzir a leitura e a escrita para as crianças. Dóris ainda ressaltou a necessidade de renovar os métodos de ensino: “Um professor que gosta de ler e contar histórias se torna mais atrativo do que o CD de contos. Nós, professores, precisamos nos vestir de personagens e nos reinventarmos. E isso é muito mais que estudar algo novo, e sim de entender o processo de aprendizagem”. Salientou Doris.

O evento também contou a recepção realizada pelas alunas da EMEF Francisca Cerutti como estátuas-vivas e a leitura do livro “Rato do Campo e Rato da Cidade”, realizado pela aluna Thaís Cavalheiro Pütow, da escola Presidente Costa e Silva. Ainda na tarde o grupo de danças da escola Francisca Cerutti realizou uma apresentação.

A Secretária de Educação Griselda Blau comenta sobre a importância do PNAIC. “O plano surgiu para complementar o ensino e também para que as dúvidas referentes a educação e métodos sejam sanadas melhorando assim o desenvolvimento dos projetos pedagógicos que desenvolvemos nas escolas”. Salientou a Secretária.