28 de outubro de 2013 as 17:12 / Saúde, Sem categoria

Outubro Rosa um Mês de Combate ao Câncer de Mama

O presidente da Frente Parlamentar Gaúcha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, Deputado Dr. Diogenes Basegio, fez uma palestra sobre a doença no auditório da ACINT, no dia 25. Para o deputado é imprescindível que ações de prevenção, diagnóstico e combate ao câncer sejam desenvolvidas em todas as regiões.

Durante o encontro, Dr. Basegio ressaltou a importância de se fazer o autoexame regularmente e desenvolver hábitos de uma vida saudável. “É importante ressaltar que o câncer de mama tem cura e, se detectado precocemente, as chances de cura são altas. O autoexame não substitui exames clínicos, mas é parte importante no diagnóstico. Fazer exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada são ações simples que fazem diferença na prevenção do câncer”, explicou Basegio.

A palestra está na programação do Outubro Rosa, movimento internacionalmente conhecido por lutar contra o câncer. A Frente Gaúcha do Câncer de Mama, idealizada e coordenada por Dr. Basegio, desenvolve atividades para promover a conscientização da população sobre a doença. Estiveram presentes na palestra a Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Secretário Municipal de Saúde Marco Costa, o Presidente da Câmara de Vereadores Pedro Paulo Falcão da Rosa, a Secretária Municipal de Gabinete e Primeira Dama Bernadete Piva e demais representantes da Secretaria de Saúde e comunidade em geral.

“Nossa ação em combate ao Câncer de Mama é constante, assinamos o convênio com o IMAMA e com essa ação queremos divulgar as formas de prevenção que podemos oferecer a comunidade. Essas ações serão constantes em nosso município”. Destacou a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer ao fazer a abertura do evento.