22 de outubro de 2013 as 16:32 / Saúde, Sem categoria

Conselho Municipal da Saúde Discute Instalação SAMU

Na segunda-feira, 21, o Conselho Municipal de Saúde realizou no auditório da Prefeitura Municipal uma reunião para tratar sobre a instalação do SAMU no município. A reunião contou com a presença de Secretários Municipais, Vereadores, Conselheiros da Saúde, membros da ACINT bem como demais pessoas da comunidade tendo a participação de cerca de 80 pessoas.

A reunião teve como objetivo a definição da base da retaguarda do SAMU, ou seja, qual hospital irá receber a unidade no município. Através de uma votação realizada durante a reunião ficou definido que a unidade do SAMU será implantada junto ao Hospital Notre Dame Santa Julia Biliart. A unidade de Não-Me-Toque irá contar com uma ambulância e uma equipe de atendimento 24 horas para atender as emergências, deixando dessa forma a equipe com menos trabalho, o que possibilitará um melhor atendimento a população que no ultimo quadrimestre fez um total de 13.392 consultas de atenção básica, segundo o Secretário de Saúde Marco da Costa.

Segundo o Secretário o próximo passo agora é fazer o encaminhamento do processo administrativo que deve ser enviado a Coordenadoria de Emergência do Estado que irá avaliar e dar as devidas providências. Após este processo o Hospital Notre Dame irá receber o orçamento para gerenciar o SAMU, porém não há um prazo estipulado para que esta unidade seja implantada no município. A Administração busca a implantação do SAMU no município desde 2011 quando através da iniciativa do Executivo juntamente com a Câmara de Vereadores e o Hospital Alto Jacui iniciou-se o processo para trazer o SAMU ao município.

Marco ressaltou que a vinda da unidade do SAMU pra o município é de grande importância. “Para nós é importante à chegada dessa unidade, hoje nosso serviço é básico, nos finais de semana o plantão é feito por um motorista que tem a ambulância em casa e realiza o atendimento de todas as chamadas, já o SAMU estará à disposição 24 horas com uma equipe treinada para atendimentos de emergência.”