09 de outubro de 2013 as 09:03 / Habitação, Sem categoria

Entregue Primeiras Residências programa PNHR

Durante o mês de setembro foi realizada a entrega simbólica de três  residências de um total de oito do primeiro grupo do Programa Nacional de Habitação Rural,  que busca reduzir o déficit habitacional rural incentivando a manutenção da família no campo e oferecendo moradia digna por meio de construção de novas moradias.  Participaram da entrega a vice-prefeita Teodora Lutkemeyer, a secretária de habitação Nara Adams, o secretário adjunto de habitação Oli Padilha e a assistente social Vivian Vanzin.

O programa  se destina a agricultores que possuem renda até 15 mil anual, que residem no meio rural  e que sua moradia não  apresenta  condições de habitabilidade,  estes podem construir uma casa nova.

Para aderir ao programa é necessário um trabalho conjunto através da secretária de habitação e CREHNOR. Organiza-se os grupos com realização de reuniões explicando como funciona o programa. Participam dessas reuniões  profissionais do quadro técnico da engenharia e a assistente social da secretaria de habitação.

Os recursos são do Orçamento Geral da União- OGU e o acompanhamento do projeto é realizado  pelo operador  financeiro da Caixa Econômica Federal, onde após analise é feita a  liberação dos recursos, conforme andamento da obra.

As famílias construíram as casas de 45 metros quadrados, alguns em regime de mutirão e outros contrataram a mão de obra. A contrapartida de cada família  é devolver para o Governo Federal através da Caixa Econômica Federal 4% do que receberam para construir suas casas dividido em  quatro parcelas  anuais.

Uma casa de  R$25.000,00, vai retornar  R$ 1.000,00 dividido por 4, serão parcelas de R$ 250,00  por ano e em quatro anos está paga a casa.

“Este é um projeto relevante para nossa administração oito famílias serão contempladas, entregamos as primeiras e novos grupos serão abertos conforme a procura”. Destacou a vice-prefeita Teodora Lutkemeyer.