03 de outubro de 2013 as 16:23 / Governo, Sem categoria

Cotrijal reúne mais de 2 mil mulheres

Faz 18 anos que as mulheres recebem um tratamento especial da sua cooperativa. O 18° Encontro de Mulheres da Cotrijal, que está acontecendo hoje no Parque da Expodireto Cotrijal, é a consolidação do trabalho de reconhecimento à importância da mulher também na propriedade rural, já que na família seu papel é incontestável, na cooperativa ela já atua em cargos do Conselho de das lideranças.

O Pavilhão da Agricultura Familiar está repleto e a estimativa de receber duas mil mulheres – entre associadas, esposas e filhas de associados – foi superada. As atividades preparadas foram um forte atrativo, já que o desejo de se conhecer e de crescer como indivíduo social faz parte da cultura dos associados da Cotrijal que está presente com unidades em 14 município do Estado.
O presidente da Cotrijal Nei César Mânica abriu o evento ao lado da sua esposa Ana Elisa Mânica, da vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, da vereadora Paula Samuel van Schaik, da conselheira representante do Líderes de Núcleo Roveni Lucia Doneda e da conselheira fiscal da cooperativa Edna Rovena.
A programação abriu às 9h30 com show com a mezzo-soprano Lysa Zapotoczni, da Escola Notre Dame Aparecida, de Carazinho, seguida da aguardada palestra com o sociólogo Valdir Reinoldo Bündchen.

“Construindo uma nova mulher” foi o tema da palestra de Bündchen, que explicou as diferentes personalidades das pessoas e como elas processam o conhecimento e reagem diante da realidade. O sociólogo afirmou que o autoconhecimento é imprescindível para a pessoa alcançar o sucesso naquilo que deseja em sua vida.

– Sou um privilegiado. Deus me deu as sete mulheres que tinha direito: minha querida esposa Vanda e seis filhas. E elas me dizem que estão na minha vida para me ajudar a ser um ser humano melhor, porque sou um osso duro. E todas vocês devem ter um osso duro em casa – brincou Valdir Bündchen exemplificando a diferença básica entre homem e mulher. Defende que o autoconhecimento e o entendimento do outro é fundamental para as relações de sucesso.

Em sua palestra mostrou técnicas que podem contribuir para a dinamização do conhecimento e o impulso a ações de resultado na vida das mulheres que já estão aí quase dominando o mundo, mas cheias de conflitos.

Após o almoço, realizado no restaurante e na praça de alimentação do parque, palestra show com Roselei Luiz Angst e equipe, sobre o tema “Mulheres de fé e de flores”, mais voltado para a motivação.

Entre canções e conversas, Roselei comandou o espetáculo que fez as mulheres pensar, rir, cantar, levantar da cadeira e vibrar. Ao final, a sensação de que valeu muito a pena o dia dedicado a si mesma. Um dia em que maridos e filhos tiveram que firmar parceria para ficar se a mãe.