25 de setembro de 2013 as 17:44 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

II APSUL América debate sobre Desafios da Alta Produtividade em Lavouras de Grãos

Na manhã desta quarta-feira dia 25 de setembro, durante a programação do II APSUL América o mestre em Agronomia e editor técnico da revista Plantio Direto, Senhor Dirceu Gassen falou sobre  os Desafios da Alta Produtividade em Lavouras de Grãos.

Segundo Gassen existe uma parcela muito grande de agricultores que são contra a agricultura de precisão, porém não basta ser contra sem ao menos conhecer. Antes de mais nada é preciso entender como ela funciona, para ai sim poder se posicionar.

Ele afirma que a qualidade de semeadura é a chave para um bom rendimento. Destaca que a semente necessita ser colocada de 3 à 4 cm de produtividade, todas na mesma profundidade, fechada num bom suco de terra ao redor da semente com terra solta e umidade, pois para germinar,  a semente precisa absorver 50% do seu volume em água e também de temperatura.

Se ela germinar antes que as demais, ela cria raiz e domina as outras. Não se pode dar condições desiguais as sementes, por isso que a qualidade de semeadura é a chave para um bom potencial de rendimento.

Também é necessário fornecer nutrientes essenciais para cada planta e um ambiente em que ela consiga metabolizar estes nutrientes, adquirir biomassa, fazer a fotossíntese, evaporar e transformar todos os nutrientes em grãos.

Finaliza  destacando que o ambiente para a planta se desenvolver é tão necessário quanto os nutrientes.