04 de setembro de 2013 as 14:40 / Educação, Sem categoria

Prefeito Piva anuncia Quadra Poliesportiva para Escola Amália Kerber

Nesta manhã o prefeito municipal Antônio Vicente Piva, anunciou à secretária de educação Griselda Blau a aprovação do projeto junto ao PAR- Plano de Ações Articuladas que prevê a construção de uma quadra poliesportiva para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Amália Kerber, de São José do Centro no valor de R$ 510.000,00.

A alta contrapartida financeira exigida pelo Governo Federal para liberar verba contemplada com emenda parlamentar motivou o Governo Municipal a alterar o encaminhamento do projeto para a construção de uma quadra  poliesportiva para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Amália Kerber, na localidade de São José do Centro, no dia 20 de maio, deste ano.

Segundo o Prefeito Antônio Vicente Piva, a emenda que contemplou o município ainda no ano de 2011 só teve o convênio assinado – ato que antecede a liberação do recurso – no final de janeiro deste ano. A interpretação por parte da Caixa Econômica Federal, órgão que libera os recursos da União, foi de que o Município deveria executar a obra aplicando como contrapartida R$ 261.000,00 para então receber o recurso de R$ 97.500,00 referente à emenda parlamentar.

Em abril do corrente ano, o Ministério da Educação possibilitou que o município de Não-Me-Toque se habilitasse através do Plano de Ações Articuladas (PAR) para a construção de quadras poliesportivas em escolas rurais.

O Governo Municipal incluiu no PAR uma quadra poliesportiva coberta com vestiários e sanitários e com acessibilidade física para a Escola Amália Kerber. O valor do novo projeto apresentado é de R$ 510.000,00 com 980.40 m² e não exige contrapartida da prefeitura. Nesta manhã o prefeito Antônio Vicente Piva diante do acompanhamento do processo anunciou a aprovação do projeto junto ao Ministério da Educação, com o empenho de  R$ 204.000,00.

“Nos próximos dias devemos estar abrindo uma conta específica para o inicio do repasse desta 01º parcela e dar início a licitação da obra”. Destacou a secretária de educação Griselda Blau.

“A execução desse projeto na primeira modalidade com uma emenda parlamentar iria gerar uma contrapartida muito alta em relação ao valor que o município receberia. Mas de imediato cadastramos o projeto junto ao PAR e tivemos a liberação desse recurso. O que demonstra nosso compromisso assumido com a comunidade de São Jose do Centro, que merece uma atenção especial, pois queremos evitar êxodo rural e por isso esse projeto grandioso trará para a comunidade uma quadra de esportes completa”. Destacou o Prefeito Municipal Antônio Vicente Piva.

Assessoria Comunicação