01 de agosto de 2013 as 16:49 / Assistência Social, Sem categoria

Prefeitura coloca em funcionamento a Casa Lar

Atualmente, Não-Me-Toque tem seis crianças sendo atendidas em instituições de outras cidades, por falta de abrigamento. O esforço do Governo Municipal na estruturação da Casa lar vem para atender as vítimas de negligência, abandono e maus tratos.

O Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública que atua como principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social e é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.  Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
Na tarde de quarta-feira (31), o Centro de Referência de Assistência Social de Não-Me-Toque anunciou oficialmente a concretização do tão aguardado projeto Casa Lar. Este que se enquadra no serviço de acolhimento institucional tem como objetivo acolher crianças e adolescentes com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. A organização do serviço deverá garantir privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos: de vida, raça, etnia, gênero e orientação sexual.

– O atendimento prestado será personalizado em pequenos grupos e vai favorecer o convívio familiar e comunitário, como ainda não tínhamos disponíveis na comunidade não-me-toquense – explicou a assistente social e coordenadora do Cras, Silvia Loss.

A unidade conta com atendimento de educadores/cuidadores que trabalham em turnos fixos diários, a fim de garantir estabilidade das tarefas de rotina diárias, referência e previsibilidade, como também terá um lugar apropriado para o cuidador que irá residir na mesma casa.

– Este acolhimento será por tempo provisório, o acolhimento será feito até que seja possível o retorno à família de origem ou colocação em família substituta – explicou a vice-prefeita Teodora Lutkemeyer, que prestigiou o Chá de Panela em beneficio da Casa do Lar

A proposta da secretária da Assistência Social, Clereci Schenkel, em promover o chá de panel, foi muito bem recebida pela população. Os convidados compareceram ao chá trazendo suas doações – utensílios domésticos.

– Como a prefeitura fez os gastos maiores adquirindo os móveis e eletrodomésticos necessários para o funcionamento da Casa lar, ocorreu-e a idéia de chamar a comunidade para conhecer a proposta do trabalho, sua importância e ao mesmo tempo pedir sua participação, para que se visse como parte responsável por este projeto que visa cuidar das nossas crianças e adolescentes – declarou Clereci.

Estrutura física da Casa

Um quarto para o cuidador residente

Um quarto para meninos

Um quarto para meninas