30 de julho de 2013 as 16:16 / Educação, Sem categoria

Professoras recebem capacitação em Educação Inclusiva

Na última sexta-feira dia 26, no auditório da ACINT- Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque, aconteceu a palestra “Desafios da Educação Inclusiva, perguntas que Transformam”, ministrada por Ana Rosimeri Cunha, Mestre em Educação pela  PUC/RS atualmente é Coordenadora do Setor de Educação Especial da SMED Porto Alegre/RS.

O evento realizado pela SMECD – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desperto, faz para do programa de formação continuada desenvolvido pela Secretaria, com o objetivo de oferecer uma capacitação de qualidade para os desafios atuais da educação em diversos campos.  Participaram da formação  professores da rede municipal  e a palestra o curso teve 8 horas de duração.

Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

“Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos”. Destacou Ana Rosimeri Cunha Mestre em Educação.

” Já tivemos várias etapas da formação continuada e teremos mais capacitações conforme o cronograma da secretaria porém,  trabalhar com o tema inclusão mostra para nós professores que a diferença deve ser tratada com novos olhos e que todos nós temos que compreender como algo normal”. Destacou Griselda Blau secretária municipal de educação, cultura e desporto.