24 de julho de 2013 as 15:25 / Sem categoria

Empresa apresenta proposta de economia em iluminação pública com lâmpadas LED

O uso da tecnologia LED está cada vez mais comum. Televisores, semáforos e iluminação pública já contam com a presença de diodos emissores de luz no lugar das lâmpadas comuns empregadas em suas estruturas.

Na tarde dessa segunda-feira (22), o prefeito Antônio Piva recebeu o representante da empresa Ligtbase que veio mostrar para os representantes do poder público e de empresas convidadas, as vantagens de utilizar lâmpadas com tecnologia LED. A reunião ocorreu no auditório da Prefeitura.

O representante comercial da empresa Cristian Bernardes Teixeira falou da economia de energia elétrica que interessa tanto ao poder público quanto às empresas.

Teixeira disse que a Ligtbase já desenvolveu mais de duzentas Propostas de Manifestação de Interesse da Migração de iluminação pública de lâmpadas  de vapor de sódio para lâmpadas de Leds.

– Como a proposta de interesse não tem custo, iremos analisar a parte legal, após manifestar interesse e estudar a aplicabilidade em nosso município – comentou o prefeito Piva.

As lâmpadas

De acordo com o site Tecmundo, em uma lâmpada incandescente comum, menos de 10% da energia que passa por ela é transformada em luz. Os outros 90% de eletricidade são perdidos na forma de calor, por isso uma lâmpada desse gênero esquenta tanto quando fica acessa por muito tempo.

Já pensando na economia de energia, surgiram as lâmpadas fluorescentes, que usam bem menos energia do que as sucessoras, mas possuem mercúrio em sua composição. Por isso, o LED surgiu como uma alternativa razoável.

O LED nada mais é do que um diodo emissor de luz (ou Light Emitting Diode). Além de possuir um tamanho bem reduzido em relação às demais lâmpadas, o diodo possui uma taxa de luminosidade realmente boa.

Embora as vantagens sejam bem chamativas, o preço com o qual os conjuntos de LED são comercializados ainda é muito mais elevado do que o esperado pelo consumidor.

Depois de perceber que há uma redução real nos custos energéticos, muitas empresas começaram a mudar para as lâmpadas de LED. No México e na Itália, por exemplo, o LED está sendo testado na iluminação pública desde 2010. No Brasil, já é possível ver algumas luminárias utilizando essa tecnologia no lugar das lâmpadas comuns.