10 de julho de 2013 as 16:35 / Educação, Sem categoria

Município participa Conferência Cultura

No dia 02 de julho, realizou-se na cidade de Ibirubá a III Conferência Nacional de Cultura, Fase Intermunicipal.

Os municípios da Amaja estiveram participando e o Município de Não-Me-Toque foi representado pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e desporto Griselda M. S. Blau, pela Dirigente da Cultura Marisa Becker, pelo Coordenador da Banda Municipal Carlos Becker, pela Oficial Administrativa, Rita C. Godoy  e pela professora Eliane de Quadros. Os Eixos temáticos discutidos pelos grupos foram: Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos e Cultura e Desenvolvimento Sustentável.

Para os municípios, caberá criar o Conselho Municipal de Cultura, e o Plano Municipal da Cultura com vigência para os próximos 10 anos, para que os mesmos possam se inscrever no Ministério da Cultura solicitando repasses de verbas federais que visem auxiliar nos mais diversos setores culturais. O Plano Nacional de Cultura estará implementando a garantia mínima de investimento em Cultura. Será exigido o gasto de 1% do orçamento do município e 1,5% do estado e 2% da União.

“Todos os direitos do acesso à Cultura devem ser garantidos, teremos que debater essas alternativas para criação do conselho e do Plano Municipal, pois nossa cidade tem uma história cultural muito rica, que deve ser valorizada”. Destacou Griselda M. S. Blau Destacou Secretária Municipal de Educação, Cultura e desporto.