03 de julho de 2013 as 10:03 / Governo, Sem categoria

Prefeito solicita Revisão de Estimativa Populacional de Não-Me-Toque

O prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer,  o secretário de agricultura e meio ambiente Ivan Cesar Machry estiveram, na última quinta feira dia 27 de junho, em Porto Alegre na fundação do IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para  uma audiência com o Sr. José Renato Braga, diretor estadual do IBGE, com o objetivo  de solicitar a revisão de contagem da Estimativa Populacional, que hoje vem sendo um ponto a ser revisado.

Uma das variáveis que se apresenta para comprovar a real população do Município é o Cadastro Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo total apresentado é de 21.968 cadastrados.

Dados da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, apontam desde 2010, que temos aproximadamente 113 alunos a mais na Educação Infantil o que equivale a 15,61%, e de 763 a mais no Ensino Fundamental equivalendo a 51,69%.

A ação também invoca o número de eleitores do Município, estimado pelo TSE em 12.472. Como a estatística considera que 01 eleitor equivale a 1,5 habitante, a população seria de 18.708 habitantes.

Outro fator determinante é o número de funcionários das empresas que aumentou em 81,12% nos últimos 06 anos.  Dentre outros fatores, o censo implica não somente no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas para orçar verbas para o Município no setor da saúde, educação, infraestrutura, entre outros.

“Outros dados relevantes e que nós gestores municipais acreditamos que existe divergência quanto ao número de domicílios. Pois o censo de 2010 apresentou 5.515 domicílios ocupados e 264 não ocupados. Em Não-Me-Toque, possuímos um déficit habitacional muito grande, apresentando uma carência de 623 unidades habitacionais, segundo dados do Cadastro da Secretaria Municipal de Habitação”. Enfatizou a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer.

” Foi muito produtiva essa audiência. Em 31 de outubro o IBGE encaminhará ao tribunal de contas a relação dos municípios e 20 dias antes estaremos recorrendo, não aceitando esses dados e solicitando uma recontagem, antes do próximo senso que será  em 2015″. Destacou o prefeito Antonio Vicente Piva.