03 de junho de 2013 as 17:50 / Governo, Sem categoria

Prefeito Participa do Diálogo Público em Porto Alegre

Prefeito Antônio Vicente Piva, esteve em Porto Alegre, no último dia 28 de maio participando da primeira edição estadual de 2013 do programa Diálogo Público para a melhoria da governança pública do Tribunal de Contas da União (TCU). Em parceria com a ALRS e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), o evento reuniu mais de 500 pessoas não apenas do estado, mas de toda a Região Sul.

Para o presidente da ALRS, Pedro Westphalen, o político é uma célula nobre da sociedade: a célula de transformação social. “Temos que valorizar a nossa atividade. Fazer com que as pessoas com bons propósitos queiram fazer política, porque é no Legislativo, a partir dos debates nas comissões, do exercício do diálogo nos gabinetes e em plenário, das vozes alçadas da tribuna que se manifestam, permanentemente, os anseios de uma sociedade”, concluiu.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do RS, Cezar Miola, falou que as instituições, como os seres humanos, não são perfeitas. No entanto, é importante que haja preparação para evitar os erros, função, segundo ele, do Tribunal de Contas. “Não estamos aqui apenas como fiscalizadores, mas como parceiros nas boas práticas”.

A primeira palestra, “Governança pública: o papel do gestor e do auditor”, foi proferida por Cláudio Silva da Cruz, da Coordenação-Geral de Controle Externo dos Serviços Essenciais ao Estado e das Regiões Sul e Centro-Oeste (Coestado/TCU). Antônio Alves de Carvalho Neto, da Secretaria de Métodos Aplicados e Suporte à Auditoria (Seaud/TCU), falou em seguida sobre controles internos, e Valtuir Nunes, diretor-geral do TCE-RS, sobre controles internos e a gestão municipal. Os riscos e controles sobre licitações e contratos foi o tema da fala do secretário Frederico Julio Goepfert Júnior, da Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas (Selog/TCU). Já os riscos e controles sobre convênios, foram abordados na palestra de Remilson Soares Candeia, secretário-adjunto da Presi

dência do TCU. A mesa de debates foi composta por todos os palestrantes, e mediada pelo dirigente da Coestado, Cláudio Souza Castello Branco.

” Como pessoas de bem temos que dar o exemplo de que  a política é um meio de transformação social, podemos mudar muitas coisas  estando como prefeito ou legisladores, queremos que as pessoas de bem continuem liderando nossa nação com fibra e honestidade” Destacou Prefeito Piva.

Os gestores presentes enalteceram a iniciativa do TCU de atuar de forma mais pedagógica. O próximo evento do programa Diálogo Público ocorrerá em Belém (PA), em junho.