28 de maio de 2013 as 15:01 / Gabinete, Sem categoria

Reunião prepara estratégias para participação popular 2013

Na manhã dessa terça-feira dia 28, a vice-prefeita Teodora Souilljee Lütkemeyer e a secretária municipal de gabinete Bernadete Piva juntamente com o  coordenador regional de participação popular Sr. Ederson Barborsa da Silva e o Sr. José Carlos Correia secretário executivo do Corede – Conselho Regional de Desenvolvimento, conduziram  uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores  para preparar ações para consulta popular desde ano.

Participaram da reunião 43 pessoas, representantes do Poder Executivo e representantes do Poder Legislativo Municipal. O principal objetivo foi articular ações para preparar a consulta popular desde ano,  ficou definido a data da assembleia municipal da participação popular que vai acontecer dia 18 de junho às 19 horas.

O processo de participação popular se divide em 3 etapas a primeira foi  a audiência pública regional no  dia 14 na cidade de Cruz Alta, onde Não-Me-Toque votou em 10 prioridades, nessa primeira etapa  são eleitas as prioridades regionais escolhidas pelos municípios.

A  segunda etapa é a  assembleia em todos os 14 municípios da região, nessas assembleias se elegem os delegados a cada 30 pessoas presentes. Os delegados representarão o município no fórum regional, onde serão confeccionados as cédulas de votação conforme cada necessidade municipal e os delegados defendem as demandas de sua cidade tendo poder de voto e de veto.

“Os projetos que vão para a cédulas de votação  estabelecem quais as áreas que recebem recursos. Nesse ano com o rateio dos recursos, busca-se  valorizar os municípios que mais mobilizarem a população a participar na assembleia e na  votação.  A assembleia municipal é o ponto principal e a votação será nos dias 06 e 07 de  agosto” Destacou Bernadete Piva secretária municipal de gabinete.