24 de maio de 2013 as 08:27 / Governo, Sem categoria

Comandante garante instalação de bombeiros em Não-Me-Toque

A possibilidade de NMT ter um Corpo de Bombeiros é real. Para isso, o município se comprometeu em destinar um terreno e construir um prédio para o quartel. O caminhão já está garantido, compromisso anunciado pelo presidente da Câmara de Vereadores Pedro Paulo Falcão da Rosa, durante audiência pública realizada no dia 21 de maio, na Câmara de Vereadores. Os policiais bombeiros, o pagamento dos salários e o aperfeiçoamento de voluntários para completar o quadro estrutural ficam por conta do Estado.

Esse foi o resultado da audiência que contou com a presença do Comandante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, Guido Pedroso de Melo.

– A atividade do bombeiro é salvar vidas. Vamos ajudar fazendo o acompanhamento do processo, pretendemos que antes da próxima Expodireto Cotrijal o Corpo de Bombeiros esteja instalado em NMT – informou o comandante parabenizando a iniciativa da audiência.

O processo para trazer uma unidade do Corpo de Bombeiro segue requisitos. Primeiro o município precisa criar uma comissão em prol do bombeiro e o Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar – Funrebom. O comandante comunicou que a parte documental já está em andamento, por iniciativa do prefeito e da Câmara de Vereadores, que já estiveram em Porto Alegre, na sede do comando fazendo a reivindicação.

O caminhão que vai atender a comunidade deverá ter capacidade para receber, no mínimo, cinco mil litros de água, cabine dupla e equipamento antiferrugem. A compra está garantida com recursos anunciados pelo vereador Pedro Paulo, que vai sair das economias do Legislativo Municipal este seu ano de presidência.

O prefeito Antônio Vicente Piva disse que este encontro era para ter sido realizado em março durante a Expodireto. Que a mobilização não é uma novidade, mas que agora, NMT está efetivamente em busca deste objetivo trazendo definitivamente uma solução concreta para preservar vidas e o patrimônio da população.

– Esta audiência estendeu o convite para toda a população, inclusive para aquelas pessoas que nos cobram como gestores e criticam os políticos. Estamos vivendo um momento histórico de união de forças políticas que vai beneficiar a todos. Também vamos precisar, numa próxima etapa, da participação de voluntários, cidadãos desta comunidade, para atuar junto ao corpo de bombeiros – enfatizou Piva.

NMT possui mais de 16 mil habitantes, sete mil unidades prediais, mais de mil empresas e 687 estabelecimentos agropecuários. A vice-prefeita Teodora Lütkemeyer mostrou que o Governo Municipal está consciente diante da fragilidade do município com a falta do corpo de bombeiros e que não ficou parado.

– Existem muitas casas de madeira e pessoas em vulnerabilidade social, teoricamente os mais suscetíveis aos sinistros, no entanto, o incêndio pode ocorrer em qualquer lugar. Estamos otimistas que nossos pedidos sejam atendidos pela Secretaria de Segurança do Estado – comentou Teodora entregando ao comandante Guido Pedroso de Melo um documento com o a realidade do município e a necessidade de poder contar com estrutura de um Corpo de Bombeiros.

Em meio à audiência Pedro Paulo Falcão da Rosa, presidente do Legislativo, anunciou a decisão tomada junto com os demais vereadores, de repassar recursos do orçamento da Câmara  para compra do caminhão.

– Estamos lutando pela instalação dos bombeiros desde 2011 e agora assumimos o compromisso de contribuir. O Poder Legislativo vai fazer economia e vai devolver o dinheiro para o prefeito adquiri o caminhão, assim estaremos fazendo nossa parte – enfatizou o presidente da Câmara.