13 de maio de 2013 as 16:29 / Governo, Sem categoria

Prefeito Prestigia Lançamento do Projeto Oratória nas Escolas

Projetar uma geração de lideres e cidadãos inconformados com atos de corrupção que contamina a sociedade. Este é um dos objetivos do Projeto Oratória nas Escolas, lançado pela JCI Não-Me-Toque no último dia 2 de maio. A etapa municipal integra a programação que terá fases estaduais e a fase nacional.

Levado para os alunos das seis escolas municipais do 8ª ano e 8ª série, o projeto Oratória nas Escolas vai além do concurso que escolhe o melhor orador. Junto com o conhecimento de técnicas em oratória e da experiência em falar em público, o estudante ganha em desenvolvimento pessoal e autoestima.

Para o presidente da JCI, Charles Moraes, o projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o apoio Comdica envolve 243 alunos que já receberam a primeira etapa da formação em oratória.

– Desejamos que a participação possa mudar a postura dos jovens contribuindo para formação da nossa sociedade – sintetizou Charles esperando que os alunos se desafiem e desenvolvam o próprio texto sobre o tema “Corrupção – o que tenho a ver com isso”.

O lançamento oficial do projeto foi realizado no auditório do Parque da Expodireto Cotrijal. A palestra de Gabriel Colle, ex-presidente nacional da JCI, apresentou dicas de como proceder na formação do discurso e texto de oratória.  O passo seguinte foi a capacitação oferecida aos professores interessados, que ocorreu no dia 4.

Para participar da eliminatória municipal, cada escola escolhe os dois alunos, até 22 de junho. Os finalistas receberão curso avançado de oratória, preparando-se para disputar a final municipal no dia 2 de julho. O campeão do município representa NMT na fase regional, que será em Rodeio Bonito, nos dias 21 e 22 de julho.

Presente no lançamento do projeto, o prefeito Antônio Piva incentivou a plateia de alunos a aceitar de maneira positiva esse desafio.

– Vence quem está mais preparado e cada um deve enfrentar desafios e ter ambições na vida.  Preparem-se para serem nossos líderes futuros e ajudar a construir uma sociedade justa, com pessoas comprometidas com a verdade e com menos corrupção – destacou Piva.

O prefeito ainda explicou que a política não é desonesta. São as pessoas que através dela fazem o incorreto. Como exemplo da importância da oratória, citou líderes e políticos históricos que desenvolviam com muita propriedade a comunicação.

Justificando o apoio da Secretaria Municipal da Educação, a secretária da Educação Griselda Sholze Blau afirmou reconhecimento aos benefícios do aprendizado.

– Estamos dando credito para as escolas trabalharem a oratória, incentivando os alunos a falar em público para desenvolver e descobrindo talentos que estão escondidos – disse a secretária.

O coordenador do concurso, Gilberto Warken,  membro JCI NMT, anunciou que os prêmios (notebook, tablet) são fatores de motivação, mas não é o que projeto mais preza.

– A oratória consiste praticar o tema com palavras de impacto em que o participante entenda o assunto – destacou.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) outra instituição parceira do projeto, foi representado no lançamento pela professora Clenice Berghahn.

– A oratória pode ajudar pessoas que tenham postura para serem vencedores – citou Clenice.

A palestra

Gabriel Colle apresentou macetes sobre oratória de como enfrentar o calafrio, nervosismo, medo.  Informou que 93% dos profissionais da comunicação tiveram que aperfeiçoar sua respiração e dicção.

– A JCI espera com o tema deste ano formar uma geração que não espere apenas pelos governantes – destacou Colle.

Complementou que a oratória estimula a memória, habilidade, criatividade, entusiasmo, determinação e teatralização.