23 de abril de 2013 as 16:51 / Educação, Sem categoria

Projeto: “Nessa Escola, a Família Também Estuda!”

No dia 11 de abril quinta-feira , no pavilhão comunitário do Bairro Viau, ocorreu o 1º Encontro com as  famílias da Escola  Municipal de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto dentro do projeto “Nessa Escola, a Família também estuda!”

O Encontro foi organizado pela Equipe Diretiva da Escola que tem como Diretora a Professora Magali Elizabete Bohler da Silva e teve a participação da Diretora da Equipe Pedagógica da SMECD, professora Clenice Margarete Berres Berghahn. Na sua fala ao grande número de pessoas presentes, a coordenadora pedagógica apresentou o Projeto “Nessa Escola, a Família Também Estuda!” e ressaltou a importância da participação da Família na vida escolar dos filhos. “É como o envolvimento efetivo das famílias na ação educativa, que comprovadamente, teremos melhores resultados no aproveitamento escolar dos alunos e a formação de um ser social mais atuante e sujeito de suas ações. É fundamental ter clara a compreensão dos distintos papéis da Escola e da Família e cada qual assumir o que lhe cabe. Desta junção de esforços teremos suporte para superar as fragilidades ainda existentes na Educação.”

Para finalizar, as famílias receberam orientações simples, mas importantes a serem  colocadas em prática no dia a dia com o seu filho (a):

• INCENTIVE A LEITURA E A ESCRITA;
  • ACOMPANHE A LIÇÃO DE CASA;
  • VÁ ÀS REUNIÕES;
  • TENHA INTERESSE NA ROTINA ESCOLAR DO SEU FILHO;
  • ELOGIE O ESFORÇO;
  • APONTE E AJUDE A CORRIGIR ERROS;
  • INSPIRE A CONVICÇÃO DE QUE ESTUDAR NÃO É SACRIFÍCIO;

Saiba mais sobre o projeto

1-Justificativa :

Por meio de levantamento e de análise da participação  dos pais e responsáveis nas escolas da  rede municipal,  e das constantes  manifestações dos professores  e  equipe  diretiva pelo pouco envolvimento dos pais na  escola foi possível identificar essa demanda e propor  ações que visem ampliar as relações e a interação da escola com a família. A família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças.  O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário  que a família procure acompanhar o desenvolvimento e ter maior conhecimento do cotidiano e uma melhor  compreensão do mundo que nos cerca.   Há sempre muito que aprender, especialmente quando falamos da formação               de crianças e comportamentos dos adultos. É cada vez mais evidente e necessária a integração família-escola.

2- Objetivos do Projeto:

• Trazer a família até a escola, para pensar a aprendizagem, a disciplina, dividir angústias, estudar temas atuais e relevantes à formação humana
  •  Integrar a escola à família, estimulando o bom rendimento e a disciplina escolar;
  •  Discutir com os pais e responsáveis caminhos que possam levar a solucionar problemas enfrentados no dia a dia da escola, família e comunidade.
  •  Orientar todos que é dever da família acompanhar a educação escolar dos filhos.
  •  Fazer com que os pais e responsáveis sintam que a escola é de todos e assim, todos tem responsabilidade de zelar por ela.
  •  Conscientizar a todos os pais que devem freqüentar a escola sempre, não somente em dias festivos ou na entrega de avaliações;
  •  Fazer o aluno perceber que sua família incentiva e está presente na ação educativa e torce pelo seu sucesso.
  •  Dinamizar os encontros, tornando-as mais atrativas para chamar o maior número de pais.
  •  Possibilitar a troca de experiências entre as famílias e a escola.
  •  Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;

3- Ações:

Acontecerão neste ano de 2013, no mínimo  3 (três) encontros anuais, de no máximo duas horas, seguindo um cronograma estabelecido pela Escola. Os encontros terão como foco de estudo, assuntos relevantes à Comunidade Escolar.