25 de março de 2013 as 14:01 / Educação, Sem categoria

Oratória nas escolas

Qualificar o jovem para formar novos líderes é o objetivo principal do Concurso de Oratória desenvolvidos pela JCI e voltado para estudantes e seus membros.
O tema “Corrupção – o que tenho a ver com isso” pretende motivar a participação de estudantes. A JCI tem objetivo de levar dados e conhecimento sobre esse assunto na divulgação do concurso e também nos treinamentos preparatórios.
O primeiro passo para a realização neste ano foi dado na tarde de terça-feira (19). O presidente da entidade Charles Moraes, o coordenador Concurso de Oratória nas Escolas Gilberto André Warken e o membro da JCI Felipe Keller se reuniram com a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, a secretária de Educação Griselda Maria Sholze Blau e a coordenadora pedagógica Clenice Berghahn para tratar da participação das escolas municipais e da programação do concurso, considerando o calendário escolar para a definição das datas de lançamento e realização. Já ficou acertado que os professores voluntários que vão trabalhar nas escolas receberão capacitação completa de oratória.
– Em 2012, no Encontro Regional realizado em Tapejara, a estudante Daiara Wagner, campeã municipal de oratória, por pouco ficou de fora da fase final do concurso – comentou o presidente da JCI Charles Morais, lembrando que  na edição deste ano o jovem vai desenvolver uma visão mais crítica sobre o que é corrupção.
Na reunião ficou decidido que haverá reunião com os diretores e coordenadores das escolas no dia 10 de abril. A programação seguirá com lançamento do concurso, que terá a participação de Gabriel Colle como palestrante e responsável pela capacitação dos professores.
A final da fase municipal do Concurso Oratória nas Escolas será no dia 3 de julho, com a presença de 12 finalistas, sendo dois de cada escola. Poderão participar do concurso estudante do 8ª ano e 8ª série do ensino fundamental.
– Corrupção não é fator político apenas. O tema não é muito complexo e vai facilitar no momento de desenvolver o discurso – comentou Gilberto Warken, responsável pela coordenação do projeto.
O Governo Municipal e Secretaria da Educação vão trabalhar em conjunto com a JCI no planejamento do projeto Oratória nas Escolas. A reunião marca o início dos projetos da JCI de Não-Me-Toque para o ano.