21 de março de 2013 as 15:24 / Governo, Sem categoria

Reunião discute alternativas ao Transporte Universitário

Nessa segunda-feira dia 18, no gabinete da Vice-Prefeita  o Prefeito Municipal Antônio Vicente Piva, a Vice-Prefeita Teodora Berta S. Lütkemeyer, a Secretária Municipal de Administração e Planejamento Noeli Machry e a Vereadora Paula Van Schaik reuniram -se para discutir novas ações para subsidiar ajuda de custo aos universitários.

Conforme Constituição Federal o transporte escolar e a oferta  do ensino infantil e fundamental é obrigação do Município, o transporte e a oferta  do ensino médio obrigação do estado, e o ensino superior a oferta e da União e o transporte não tem nenhum órgão responsável.

Hoje o município ainda não atende toda a demanda da educação infantil, o que dificulta destinar recursos além da disponibilidade  orçamentária, mesmo assim o município já vem repassando recursos a Acreu (Associação Cultural Recreativa dos Estudantes Universitários)  no ano de 2012 os recursos de aproximadamente de R$ 20.000,00 foram repassados na forma de prestações de serviço nos projetos: feira do livro, semana do meio ambiente e semana farroupilha além destes os universitários receberam todo o lucro dos ingressos do campeonato de futsal, nesse ano a Acreu já tem um recurso disponível para receber, mas ainda  não foi  liberado, devido pendências de documentos da entidade junto ao setor contábil da Prefeitura.

A Vereadora Paula Van Shaik já está visitando cidades que tem transporte universitário gratuito  para conhecer projetos destes Municípios:

– É meu grande objetivo como representante do povo buscar alternativas de transporte gratuito para os universitários, sou universitária e sei da dificuldade que todos tem em pagar o transporte e estamos buscando junto com a Administração Municipal formas de trazer projetos nesse sentido para   beneficiar os universitarios, enfatizou a Vereadora Paula.

Vamos buscar alternativas legais para apoiar o estudante:

-Queremos ajudar os universitários e nesse sentido estamos estudando as formas para entender essa demanda. No ano passado recebemos um ônibus Scania 40 lugares em bom estado da Receita Federal e estuda-se uma concessão de uso para a Acreu, esse ônibus não foi liberado ainda por falta de vistoria e documentação, mas estamos cobrando agilidade nessa liberação. Vamos juntos buscar uma forma legal para a Administração ajudar no custeio do transporte universitário, pois essa é uma preocupação de nosso Governo, tanto que esta no nosso plano governamental, enfatizou o Prefeito Piva.