18 de março de 2013 as 15:22 / Assistência Social, Sem categoria

Qualidade de vida para os idosos

Os grupos da terceira idade Conviver, Nova Vida, De Bem com a Vida e Alegria de Viver de Bom Sucesso retomaram suas atividades nos dias 11, 12,13 e 14 de março. O programa é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social desde 2009, cada grupo reúne-se uma vez por semana no Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) e na localidade de Bom Sucesso. Com muita disposição e alegria o programa proporciona um ambiente diferenciado para as pessoas da terceira idade. Os grupos participam das aulas de coral, dança, jogos, viagem de lazer, dinâmicas e bailes.

O prefeito Antônio Vicente Piva a primeira-dama Bernadete Piva a Secretária de Assistência Social Clereci Schenkel a coordenadora dos grupos Vanise Beatriz Fritzen da Silva deram boas vindas aos grupos.
O prefeito Piva citou, como médico, os benefícios que a participação em grupos de convivência traz para a saúde. Enfatizou a animação, o valor à vida que os grupos de terceira idade passam, pedindo para que aproveitem ao máximo a estrutura que é oferecida.
– Cada um deve cuidar da sua saúde porque temos tão pouco tempo para viver – disse Piva.
A secretária de Assistência Social Clereci Schenkel disse que o projeto é fundamental para promover o bem estar das pessoas. Pediu que se divirtam e sejam solidários destacando as atividades do ano.
– Para 2013 teremos passeios nos parques da região, presença nos bailes, muito canto, danças e jogos – disse Clereci informando que o baile do grupo Nova Vida será no dia 30 de março.

A  Vice-Prefeita Teodora Souilljee Lütkemeyer destacou a importância da união dos participantes: – Cada pessoa que participa é responsável pela continuação desse grupo, todos  tem que se motivar a continuar participando e evitar o isolamento pois quando as pessoas se unem não existe isolamento, também estamos abertos a sugestão para melhorar os grupos cada vez mais e quem tiver sugestões podem nos trazer porque esses grupos não foram criados para a Administração e sim para as pessoas, então cada um pode colaborar com novas formas, para continuarmos sempre  trazendo melhor qualidade de vida para todos, destacou Teodora.

Entre os participantes dos grupos está o casal Neuri Petri, 72 anos, e Silda Becker Petri, 70 anos. Dona Silda vinha participando dos grupos da terceira idade, mas sentia a ausência do marido que conseguiu trazer no último ano. Neuri trabalhou a vida inteira como mecânico e  aposentado, sentia-se sozinho, precisando de uma nova atividade.
– No grupo a gente não fica isolado e evita a solidão. É uma terapia. A gente faz amizades e ganha saúde – comentou Neuri.
Cantando e dançando estava dona Leotina Alves de Oliveira, 61 anos, há quatro anos  participando do grupo.  Leotina alertou que a vida é curta para ficar parada em casa. Por isso, ela vem convidando as amigas e vizinhas para participar, principalmente do coral e dos bailes.
– O tempo que não participei foi o que mais perdi – conta Dona Tina, como é conhecida entre amigas do grupo.
Fazem parte da equipe de coordenação e organização dos grupos da terceira idade a coordenadora Vanise Beatriz Fritzen da Silva, a professora de educação física Elaine Frühauff e a professora de música Maria Elisabete Siqueira.

Após a abertura já teve música e bailinho para alegrar os participantes.