13 de março de 2013 as 09:55 / Desenvolvimento, Sem categoria

Assinado Convênio com Banrisul e Crehnor para implantação do Microcrédito no Município

No dia 07 de março, quinta-feira no stand da prefeitura municipal na Expodireto Cotrijal, foi assinado um convênio com o Banrisul e a Crehnor  com  objetivo  da implantação do Microcrédito no Município.   O Prefeito Municipal Antonio Vicente Piva a  Vice-Prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer e  representantes do Poder Legislativo estavam presente no ato da assinatura, representando o Banrisul assinou o Vice- Presidente Flavio Lammel e representando a Crehnor assinou o presidente Valdemar Alves de Oliveira.

Essa foi uma das primeiras  etapas para a instalação do programa  conforme o projeto de lei nº021/13, que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar Convênio com o Banco do Estado do Rio Grande do  Sul e outras instituição habilitadas a executar esse programa.  O município através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento colocará a disposição duas servidoras para atuar no programa, onde as mesmas irão fazer  um treinamento para atuar no programa  recebendo  e encaminhando os documentos necessários para contratação do crédito, após o treinamento e lançamento do programa o contato primário entre contratante e contratado assim como o esclarecimento de dúvidas será direto na sede da Secretaria Municipal  de Desenvolvimento.

Este sistema de financiamento surgiu visando as pequenas e médias empresas (formais e informais) que, devido às muitas exigências do sistema de financiamento tradicional, ficam sem possibilidade de obter crédito para o seu crescimento, sendo o desenvolvimento e a inclusão social seu maior objetivo.

No sistema de financiamento tradicional os entraves para um pequeno e médio empresário obter crédito são vários, como as garantias reais exigidas pelo financiador, a necessidade de manter saldo médio e a demora para liberação dos recursos, dentre outras. No microcrédito este processo é simplificado, levando em conta a potencialidade econômica do empreendimento.

O Prefeito Municipal Antônio Vicente Piva  afirma a importância desse incentivo ao micro empresário e futuro empresário:

-O acesso ao crédito em nosso município para esses empreendedores é importantíssimo, pois possibilita o aquecimento da economia e também a diminuição das taxas de desemprego. Em analise primaria em nosso Município estima-se que quase 40% dos trabalhadores estão alocados em empresas de pequeno e médio porte. Por isso, o microcrédito é muito mais do que emprestar dinheiro: é uma engrenagem que possibilita a transformação da sociedade.Estamos trabalhando para que até final de abril esse programa já esteja instalado e funcionando em nosso Município, destacou Piva.