07 de março de 2013 as 11:37 / Desenvolvimento, Sem categoria

Cônsul da Alemanha, prestigia comemorações ao Ano da Alemanha

“Quando ideias se encontram”, esse é o lema do ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”

O Ano Alemanha + Brasil 2013-2014 pretende dar maior visibilidade à cooperação e incentivar novas parcerias.  Em nível Estadual o ano será lançado em maio no Palácio Piratini em Porto Alegre pelo Governodor do Estado.

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal  de Desenvolvimento, organizou uma programação especial para o Ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”  que  inclui dois bailes folclóricos organizados pelos grupos locais, cavalgada, festival de corais, almoço do imigrante, exposição na Casa da Cultura Dr.Otto Stahl,  mini-olimpíada com jogos germânico e o lançamento de um livro de receitas “Com Sabor Alemão”.

Durante a Expodireto Cotrijal, no dia 05/03, o Município iniciou oficialmente o lançamento do ano com a  chegada do cônsul-geral da Alemanha, Hans-Josef Over. A Administração Municipal  delegou uma comitiva para  acompanhar a programação criada  para a presença do cônsul. O Prefeito Municipal Antônio Vicente Piva, a Vice-Prefeita Teodora Berta S. Lütkemeyer, o Presidente da Câmara de Vereadores Pedro Paulo Falcão da Rosa, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Maria Margarete Lauxen, juntamente com as Soberanas do Município acompanham o cônsul nas visitas.

Durante a manhã o Cônsul, os representantes do Poder Executivo e Legislativo juntamente com os grupos étnicos alemães Immer Lustig Und Durstig e o Kulturell Gruppe Tazen Ist Leben  visitaram empresas na Expodireto, na oportunidade foram visitadas as empresas Jan, Stara, o Pavilhão Internacional onde é realizada as rodadas de negócios, a Casa da Emater e Casa do Meio Ambiente.

O Cônsul ficou perplexo pela organização da feira, parabenizou o presidente Nei César Mânica destacando que a tecnologia nas máquinas agrícolas encontradas aqui é idêntica as existentes  na Alemanha, fez um teste no simulador de pulverização da Stara e parabenizou a empresa por mesmo estando localizada  aqui em Não-Me-Toque esta acompanhando a tecnologia do mundo.

Após o passeio do parque, no stand da Prefeitura Municipal os grupos étnicos preparam uma apresentação com composição das principais danças étnicas que marcaram a história da Alemanha, a apresentação chamou atenção do Cônsul e do público que visitava a feira.

Na oportunidade o Cônsul recebeu um mimo do Município pelos representantes dos poderes Legislativo e Executivo, em sua fala o cônsul  agradeceu toda a receptividade, parabenizando Não-Me-Toque que além de ser uma cidade com grande potencial agrícola também é uma cidade rica em cultura por incentivar e cultivar a tradição de cada povo.

Durante a tarde a comitiva preparou um passeio na cidade para o Cônsul onde foi visitada a sede da Prefeitura Municipal, o monumento em frente a Prefeitura que representa o Ano Alemanha+ Brasil, a Casa da Cultura onde o Prefeito Municipal explicou toda a historia do Município. Também foi realizado um “tour” na cidade mostrando desde o distrito industrial até o pórtico de entrada.

A visita do cônsul foi finalizada pelo café colonial preparado pelos grupos étnicos na casa da etnia alemã  na Praça Dr. Otto Schmiedt. O Prefeito Municipal Antonio Vicente Piva agradeceu a visita do Cônsul  “Somos conhecidos  por incentivar a cultura dos povos que ergueram a cidade e estimularam  o resgate histórico do Município, Não-Me-Toque aderiu ao Ano Alemanha + Brasil 2013-2014, como forma de reconhecimento a um dos povos que muito contribuiu para o crescimento do Município – juntamente com os italianos, portugueses, negros e holandeses. A adesão também é uma forma de estabelecer uma parceria estratégica teuto-brasileira para expandir a cooperação entre os dois países.Ficamos honrados em receber uma autoridade tão importante em nossa cidade destacando o que temos de melhor”., salientou o Piva.