06 de março de 2013 as 14:54 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Município Incentiva o programa Mais Leite de Qualidade

O Governo do Estado e a Câmera Setorial do Leite estão desafiados a dobrar a produção leiteira gaúcha nos próximos dez anos e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade do produto. Estima-se que, dos 120 mil produtores, 44 mil não possuem sistemas de resfriamento e nem ordenhadeiras  e, por isso, não atingiram um estágio qualificado e rentável de produção.

A meta é estimular o uso de resfriadores de Expansão Direta e de Ordenhadeiras “Mais Leite de Qualidade”, uma das ferramentas do Prodeleite (Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Rio Grande do Sul), pretende beneficiar produtores que não contam com estes equipamentos ou se contam, estão defasados tecnicamente. Resfriadores e ordenhadeiras são fundamentais para melhorar a higienização e, assim, adequar a produção às normas sanitárias, o que resulta em acréscimo de até 10% no preço final pago pela indústria ao produtor.

Desta forma, estimula-se , além da melhoria da qualidade, o crescimento da produção especialmente pelo efeito psicológico. Um produtor que troque um resfriador de imersão de 200 litros por um de expansão de 500 não se tranquilizará enquanto não ocupar toda a capacidade do novo equipamento. Investirá no manejo, promovendo ações que melhorem a qualidade da alimentação e qualificação sanitária, ampliando o plantel e melhorando a genética.

O programa se divide em duas  linhas de atuação uma beneficiando aqueles com acesso ao crédito (Pronaf) e a outra, áqueles que não possuem crédito. No primeiro caso, o Estado, ao assumir a última parcela do financiamento subvenciona cerda de 15% do investimento. No segundo, a bonificação do Estado será de 50%. O produtor que tenha uma produção diária de 300 litros de leite, por exemplo, com o aumento da renda, estimada entre R$0,04 por litro, na média, ao cabo de dez anos terá um acréscimo de R$ 43 mil em sua renda, mais do que suficiente para cobrir o investimento na aquisição do resfriador, estimado em R$ 10 Mil.

Na tarde desta segunda, feira dia 04 o Prefeito Antônio Vicente Piva e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan César Machry, acompanharam  o Governador Tarso Genro, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e cooperativismo Ivar Pavan, o Secretário Estadual da Agricultura Luiz Fernando Mainardi, o presidente da Cotrijal Nei César Mânica para conhecer os resfriadores de 500 litros que são peça fundamental nesse programa.

“Conforme o último censo do IBGE, estima-se que temos 3.415 vacas, que vaca produz ano 3.180 litros de leite, sendo a produção anual do Município 10.860.00,00  vamos apresentar esse programa do produtor auxilia-lo  na importância dessa oportunidade de expansão  e crescimento proporcionando assim maior rentabilidade para sua família e para a economia regional. Trabalhando de forma moderna revitalizando a defesa sanitária e qualificando seu serviço” enfatizou o Prefeito Piva.