04 de março de 2013 as 22:07 / Governo, Sem categoria

Prefeito acompanha a abertura do Pavilhão da Agroindústria Familiar

A abertura oficial do Pavilhão da Agroindústria Familiar aconteceu na tarde desta segunda-feira, no parque da Expodireto Cotrijal.

Na oportunidade o Prefeito Antônio Vicente Piva e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan César Machry, acompanharam  o Governador Tarso Genro, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e cooperativismo Ivar Pavam, o Secretário Estadual da Agricultura Luiz Fernando Mainardi, o presidente da Cotrijal Nei César Mânica e demais autoridades.

Nei César Mânica em sua mensagem falou da importância da agricultura familiar para a feira e para a Cotrijal e também deixou um desafio, “no ano que vem quero ver todas as agroindústrias familiares já liberadas pelos seus municípios durante o ano de 2013.” Segundo ele, se esse é o modelo, se isso é o que se quer , é preciso então se fazer ações e resolver o problema , porque os agricultores precisam trabalhar com a garantia de poder comercializar seus produtos.

Em seu pronunciamento o Governador do Estado, Tarso Genro, ressaltou que a agricultura familiar não pode somente ser apenas subsidiada e sim tem que ser valorizada pela sua qualidade e pelo espaço de grande importância que ocupa na sociedade. Segundo ele, o governo do Estado está investindo 170 milhões de reais por ano na Emater, para que justamente as famílias atendidas tenham cada vez mais o apoio e assistência técnica que precisam e que merecem.

“Incentivar a permanência do homem no campo é um de nossos objetivos. A Administração Municipal de Não-Me-Toque está oportunizando ao pequeno produtor rural meios, pelos quais ele possa se diversificar”, disse o prefeito Piva.

Segundo ele, prova disso são as agroindústrias que existem no Município e o sucesso do abatedeuro municipal que atualmente aguarda finalização do processo de instalação do SUASA, o que já é referência tanto para o Município como para o Ministério da Agricultura.

Piva frisa que o sucesso das pequenas agroindústrias se deve as parcerias, do município com os órgãos que as representam, como Banco do Brasil nas linhas de financiamento, Emater na elaboração dos projetos e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entidade que representa o pequeno produtor rural, e acima de tudo o interesse dos produtores na diversificação.