02 de março de 2013 as 18:21 / Obras e Saneamento, Sem categoria

Água potável para as famílias rurais

Desde a estiagem do ano de 2012, algumas localidades do interior sofreram prejuízos com a seca e com a falta de água potável, as famílias que tinham poço raso com a estiagem a fonte de água  não venceu suprir as necessidades. Após estudo do Governo Municipal nessas localidades começou-se um empenho da Administração em conseguir que essas famílias tenham acesso a água potável,  foi elaborado um estudo e conversado com as famílias para identificar quais pontos ainda não tinham abastecimento de  água ou dos que tinham quais dependiam de uma ampliação no abastecimento .

No ano de 2012 foi feita a perfuração e construção de um poço na localidade de Arroio Bonito, nesse ano esta sendo licitado e vai iniciar a construção de uma rede na localidade de São Jose do Centro no mês de Abril.

Administração estava dependo ainda da perfuração de dois poços artesianos sendo um em Invernadinha e outro na localidade da Colônia São Pedro. A Administração enviou vários pedidos a Secretaria de  Habitação e Saneamento do Estado em Porto Alegre desde o ano de 2012, bem como diversas audiências na Secretaria de Estado, para insistir no pedido de uma máquina perfuratriz para o Município.

Em janeiro o Governo Municipal assinou um Termo de Acordo Operacional com o Estado conseguindo a chegada da máquina perfuratriz no mês de fevereiro onde foram executados a perfuração dos poços nas localidades de Invernadinha e Colônia São Pedro.

Em Invernadinha foram beneficiadas oito famílias: Paulo Sebastiani, Jorge Erpen, Cíntia Munari, Franciele Winter, Marcos Erpen, Alexandra Deuner, Ari Junges, Alberi de Matos sendo que essas famílias já estão ligadas a uma rede de água porém precisam melhorias.

Na localidade de Colônia São Pedro estão sendo beneficiadas as famílias de: Alberto Mauer, Orivaldo Rambo, Gilmar Rodrigues, José Rodrigues, Romeu Noll, Amélia Lopes, Sérgio Bertani, Marcos Schmiedt.

A Vice-Prefeita Teodora Berta S. Lütkemeyer esta engajada em solucionar essa situação o quanto antes:  “Nessa primeira etapa realizada pela Secretária de Obras Municipal foi realizada a perfuração dos poços com a máquina do Estado, o Município em contrapartida  cedeu todo o revestimento dos poços com a tubulação adequada.

Já temos nesse ano votada na Consulta Popular do ano de 2012, o recurso de R$ 40.000,00 para uma rede que pretendemos conveniar durante esse ano após esperar  o repasse do recurso através do Governo do Estado. Já temos também outro convênio em tramitação, no valor de R$ 45,000,00 para construção da outra rede. Pretendemos com esses recursos construir essas duas redes, desde de caixa de água e todo equipamento necessário.

Temos levantado  várias pendências de outras redes que precisam de expansão nas demais localidades rurais do Município durante esse mês estaremos recebendo essas famílias, para planejarmos juntos como vamos proceder para executar essas extensões de rede, pois é nosso compromisso atender bem todos indiferente de sua localidade. Enfatizou a Vice-Prefeita”