28 de fevereiro de 2013 as 13:22 / Governo, Sem categoria

Diagnóstico prova necessidade de policiais

Não-Me-Toque é o primeiro município a elaborar um diagnóstico situacional que justifica necessidade de aumento de efetivo da Brigada Militar.

Com 13 mil Policiais Militares a menos, a Brigada Militar amarga atualmente uma defasagem de 37,4% em seu efetivo, a maior em 37 anos. Se o quadro funcional fosse preenchido, cada município gaúcho poderia receber 26 novos policiais. Parece pouco, mas 85% das cidades gaúchas, aquelas com menos de 25 mil habitantes, são guarnecidas por menos da metade desse número de PMs.

A tropa hoje é formada por 21.813 PMs, número semelhante ao existente no início dos anos 80. Enquanto isso, a população gaúcha cresceu 38,9% entre os anos de 1980 e 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A escassez de policiais acaba por atingir Interior e Capital de forma distinta. Enquanto moradores de pequenos municípios passaram a temer os assaltos a banco com explosivos — 10 dos 18 ataques neste ano ocorreram em cidades com menos de 25 mil habitantes.

No dia 21 de fevereiro, a vice-prefeita Teodora Souilljee Lütkemeyer, recebeu uma comissão da Brigada Militar o Major Sérgio Portella, Comandante do 380 BPM (Batalhão Policial Militar), Tenente João Roberto, Capitão Juliano Moura. Com o objetivo de entregar um diagnóstico situacional do município para solicitar aumento no efetivo municipal.

Na entrega do diagnóstico ao Major a vice-prefeita enfatizou:

– A falta de efetivos em todo o estado é evidente. Já solicitamos através do Poder Executivo e Legislativo o aumento do número de policiais para o município e até o momento não tivemos nenhum êxito. Diante do crescimento de nossa cidade, resolvemos renovar esse pedido, comprovando o porquê de nossa insistente solicitação.

Segundo Teodora, o Governo Municipal está trabalhando, desde o ano de 2012, na construção de um diagnóstico situacional do município com base no plano de interesse habitacional.

– Realizamos um trabalho cientifico na busca de dados habitacionais, econômicos, industriais, populacional, agrícolas. Comprovamos nesse diagnóstico, com números e dados concretos, que estamos crescendo e que precisamos de mais policiais em nossa cidade – destacou a vice-prefeita.

O 38 BPM sediado em Carazinho é responsável por 24 municípios desta região e todos estão com falta de efetivo. Não-Me-Toque é o primeiro município a entregar um diagnóstico comprovando seu crescimento com dados científicos.

Através desde diagnóstico a Corporação pode iniciar um estudo mais amplo fazendo o cruzamento de informações sobre a evolução criminal. Ao elogiar o diagnóstico, o Capitão Sérgio afirmou que o estudo pode embasar um aumento de 20% ou mais no efetivo para Não-Me-Toque.

– Este estudo será levado como exemplo para os municípios da região. É de suma importância, pois assim temos uma visão bem clara da demanda de cada cidade – afirmou o Capitão.

De acordo com os oficiais, a BM espera o ingresso de novos policiais em abril, com a formação de concursados.

Edição Jornal Afolha