27 de fevereiro de 2013 as 10:01 / Educação, Sem categoria

Professores iniciam o Ano Letivo com capacitação

O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Ao estimular o aluno, o educador desafia-o sempre, para ele, aprendizagem é também motivação, onde os motivos provocam o interesse para aquilo que vai ser aprendido.  É fundamental que o aluno queira dominar alguma competência. O desejo de realização é a própria motivação, assim o professor deve fornecer sempre ao aluno o conhecimento de seus avanços, captando a atenção do aluno.

Com o objetivo de motivar e orientar os professores da Rede Municipal de Ensino para o inicio do ano letivo, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto programou atividades no dia 20 e 21 de fevereiro no auditório da Acint.

No dia 20 quarta-feira teve apresentação  do Coral e Flauta da Casa da Cultura com a monitora Cássia Marie da Costa Goettems,foi apresentada a nova  equipe administrativa da SMECD e após teve fechamento da noite com a palestra Educação, um caminho a partir da interioridade humana com Jorge Trevisol, filósofo, teólogo, psicólogo, psicoterapeuta e escritor Jorge Trevisol. Também cantor e compositor, começou a sua palestra tocando uma música que fala sobre o ser humano.

Trevisol categoriza como positiva a promoção do encontro, afirmando que os professores não servem apenas para transmitir conhecimento, mas também para receber. “Quando eles se formam e saem com o canudo na mão, todos acham que eles só devem passar informação, mas também devem ser cuidados. Lembrem-se: professor que não é cuidado cuida de alguém com pouco cuidado.” Trevisol também falou sobre o tema por meio de exemplos tirados de sua vida e rotina de trabalho.

A Vice-Prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, esteve presente no evento e desejou boas vindas aos professores enfatizando que:  “Professor, você é uma pessoa importante para a sociedade. É uma das profissões mais antigas e mais importantes pelo seu papel na formação do cidadão. Os pais entregam seus filhos em nossas mãos e confiam no desempenho do nosso trabalho, para que despertemos neles o gosto pelo aprender. Ser professor hoje é viver o seu tempo com sensibilidade e consciência, precisa saber lidar com as diferenças, ter flexibilidade e ajudar o seu aluno a refletir, é ser um emancipador do saber, nos da administração Municipal acreditamos em cada um e confiamos em seu potencial. “

Nas atividades do dia 21/02 – quinta-feira, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Blau, fez a entrega aos professores do novo caderno de atividades que contem as orientações, determinações do RJU (Regime Jurídico Único), do Plano de Carreira do Magistério e das Ordens de Serviço da área Educacional. No caderno também consta o Calendário Escolar da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

A coordenadora Pedagógica das Séries Iniciais Larissa Bender e a Orientadora de Estudos Tamara Brunhauser, fizeram a apresentação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, frizando que esse pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O Município aderindo ao pacto se compromete em alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática, realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.

Ainda na noite no dia 21, a Diretora Pedagógica da SMECD, Clenice Berghan, fez a apresentação do Tema da Campanha da Fraternindade do ano de 2013, que será Fraternidade e Juventude com um dos objetivos possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos .