14 de fevereiro de 2013 as 17:30 / Governo, Sem categoria

Chuvarada causa Sobrecarga aos bueiros

Sabemos que os problemas da cidade dizem respeito a todos, bem como a melhoria de qualquer serviço. Temos direitos e também deveres. Para  contribuir com o desenvolvimento do Município é preciso ter cuidado também com o bem comum, como limpeza e higiene da cidade.

No último domingo, dia 10 de fevereiro, a cidade sofreu fortes chuvas. A precipitação superou os 50 mm em aproximadamente 20 minutos.  Já  se observou maior quantidade de chuva na cidade, porém neste momento houve uma sobrecarga nos bueiros, causando alagamento em alguns pontos da cidade.

No momento do acontecido, o prefeito Antonio Vicente Piva juntamente  com uma equipe da Secretaria de Obras vistoriaram os danos causados pela chuva. Em visita um dos locais atingidos, ruas Victor Graeff e Pinheiro Machado, foi observado que no local existia um grande número de resíduos como: galhos de árvores, lixo, resto de construções entre outros.

A Administração Municipal tem conhecimento que o local precisa de melhorias como a troca da tubulação para maior escoamento da água, porém, por se tratar de uma obra estruturante e de alto valor, temos buscado parcerias com o Governo Federal para subsidiar a execução do projeto.

– Nenhuma ação isolada da Administração Municipal vai atingir o objetivo máximo contra alagamentos sem o efetivo apoio da comunidade – observa o prefeito Piva.

Por isso apresenta-se dicas de como auxiliar no combate aos alagamentos.

• Não jogar lixo nas ruas. O correto acondicionamento do lixo ajuda a evitar o assoreamento dos equipamentos de drenagem como arroios e bocas de lobo;
  • Não construir em zonas ribeirinhas;
  • Cuidar o horário de recolhimento do lixo;
  • Prestar atenção no cronograma da limpeza urbana no perímetro  urbano do município.

1° Semana do mês – Setor I:

Bairro Santo Antonio, Bairro Vila Nova.

2º Semana do mês – Setor II:

Bairro Jardim, Boa Vista, Bairro Arlindo Hermes, Bairro Solano.

3° Semana do mês – Setor III:

Bairro Industrial, Bairro Cohab, Bairro Ioris, Bairro São  João, Núcleo Habitacional Canela Doce, Núcleo Habitacional Alfredo Alzirio Roos.

4° Semana do mês – Setor IV:

Bairro Martini, Bairro Ipiranga, Bairro Viau, Bairro Vargas, Bairro Stara.

Centro: todas as sextas-feiras.

Os galhos e entulhos deverão ser colocados na via pública na véspera da semana da coleta. Para recolhimento de entulhos em quantidade superior a 1 m3 deverá ser contratada serviço de empresa especializada. Duvidas referente a esses recolhimentos podem ser tratadas na Secretaria de Obras pelo fone: 3332-3303.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a  Secretaria de Educação, esta estudando um   projeto de Educação Ambiental para ser implantado nas Escolas Municipais.

O objetivo é trabalhar a mudança de hábitos desde a reciclagem ao destino correto do lixo e resíduos diversos.

Somente juntos – Poder Público e População – podemos fazer uma cidade mais limpa e acolhedora.