30 de janeiro de 2013 as 00:36 / Gabinete, Sem categoria

Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas

O prefeito Antônio Vicente Piva, acompanhado da primeira-dama Bernadete Piva e da Assessora de Gabinete Katiusca de Oliveira, participou desde segunda-feira (28/01) do Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, que foi aberto oficialmente pela Presidente Dilma Rousseff.

Para ampliar ainda mais as relações com o governo federal em benefício da cidade de Não-Me-Toque, o prefeito Antônio Vicente Piva, além de participar do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, que acontece até quarta-feira, 30 tem participado de diversas audiências em Ministérios e com Deputados Federais.

No primeiro dia, a primeira-dama Bernadete Piva e a Assessora de Gabinete Katiusca de Oliveira participaram do Encontro Nacional de Prefeitas, Vice-Prefeitas, Primeiras-Damas, Assessoras Governamentais, onde contou com a participação e apresentação da maioria das Ministras que compões a equipe de Governo da Presidenta Dilma.

Coordenado pela Ministra Chefe da Secretaria de Politicas para Mulheres, Sra. Eleonora Menicucci, foram apresentadas as políticas públicas voltadas para as mulheres, bem como ressaltada a importância e a dimensão que demonstra que as mulheres estão sim preparadas para assumir cargos políticos e tendo resultados positivos na gestão governamental.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, fez a abertura oficial do evento, no final da tarde de segunda, 28 de janeiro. O Encontro tem cinco auditórios onde ocorrerão palestras das programações principal e paralela, além de oficinas de capacitação e mesas de boas práticas. Também estarão à disposição dos gestores municipais 26 estandes de ministérios e de órgãos com influência direta no cotidiano dos municípios, como por exemplo, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

O objetivo do Encontro é apresentar os programas federais e orientar os gestores municipais de forma técnica sobre como firmar convênios e contratos de repasse com o governo federal. Na ocasião, a presidente da República, Dilma Rousseff destacou que o evento é uma oportunidade de fortalecer o diálogo com os municípios brasileiros. “O governo é parceiro comprometido e, através do diálogo, dará suporte para encontrar as melhores soluções para os municípios. Queremos que todos os prefeitos tenham acesso ao orçamento da União”, disse.

Segundo a presidente, o momento atual é de consolidação de um novo patamar das relações federativas e que é necessário desenvolver ainda mais o diálogo entre governo federal e municípios. Dilma anunciou a ampliação do programa Minha Casa Minha Vida, novas quadras esportivas para escolas com mais de 100 alunos, construção de novas creches, ampliação e novos postos de saúde, recursos para estradas vicinais e para a implantação das cidades digitais, além do fortalecimento de ações para a erradicação da extrema pobreza. “Podemos até 2014 superar a pobreza extrema. Pela primeira vez o Brasil pode fazer isso”, acrescentou.

Na oportunidade, os representantes do Município conhecerão detalhes e ações de alguns programas de extremo interesse para Não-Me-Toque, bem como buscará parcerias para a inclusão do Município em novos projetos. “Podem estar certos, de que não medirei esforços em busca de convênios e recursos para Não-Me-Toque. Também terei a oportunidade de conhecer novas ideias e novos projetos para serem aplicados no município”, declarou o Prefeito Piva.