11 de dezembro de 2012 as 09:18 / Sem categoria

Secretaria de Saúde e Obras realizam coleta de pneus no combate a dengue

Quando você olha para um pneu atirado e escondido não percebe que ali pode estar um inimigo em formação com a água parada na parte de dento do pneu.

Prevenindo a população contra o mosquito da dengue Aedes aegypti, as secretarias de Saúde e Obras realizaram o recolhimento de pneus em postos de combustíveis, borracharias e áreas particulares.

Toda medida de combate precisa da comunidade para diminuir ao máximo qualquer possibilidade de transmissão e contaminação da doença. Sendo fundamental para não ocorrer uma epidemia de dengue no município. Não havendo este interesse comunitário, toda ação poderá ser insuficiente. Ainda mais com a chegada das chuvas de verão que acabam desafiando a equipe de combate contra o mosquito.

A coleta ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro como forma de prevenção. Todos os pneus recolhidos foram levados a Carazinho na Secretaria de Obras e encaminhados para empresas de reciclagem de Curitiba (PR), Nova Santa Rita (RS) e São Paulo (SP) dando um destino ecologicamente correto.

Todo pneu velho considerado inutilizável pode ser usado na fabricação de concreto, pisos, tapetes para caro e mantas para quadra esportiva. A utilização de pneus velhos serve também na confecção de moveis e trabalhos de arte.

Em Não-Me-Toque foram recolhidos 150 pneus grandes que foram colocados em carretas, mais de 1.350 pneus de bicicleta e 688 pneus de carros, camionetas, motocicletas. Foram seis viagens até a Secretaria de Obras de Carazinho para transportar toda a carga.

– Foi uma grande ação para eliminar possíveis criadouros do mosquito continuando com a ideia para os próximos anos – enfatiza Liliane Erpen enfermeira e Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Não-Me-Toque.

Ainda estão previstos mais duas cargas de pneu pequeno, com 200 unidades por carga. Na segunda-feira, dia 10 de dezembro, às 13h30min, o Comitê de Combate à Dengue estará recebendo plano de ação da Secretaria de Saúde repassando informações para o comitê e levantamento dos trabalhos durante o ano pelos agentes de combate a dengue no município.

A reprodução do Aedes aegypti é feita em qualquer recipiente e muito mais: tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva fica armazenada.

Se algum morador encontrar um possível foco que contenha larvas do mosquito deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (54) 3332-4122 e comunicar imediatamente o endereço do possível foco para averiguação do local para encaminhamento da analise laboratorial.