04 de dezembro de 2012 as 09:25 / Assistência Social, Sem categoria

II FÓRUM MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

No dia 30 de novembro de 2012, realizou-se no CRAS, o II Fórum da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMPD, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social –SMAS, da cidade de Não-Me-Toque.

O II Fórum Municipal foi abrilhantado pela apresentação artística dos alunos da APAE de Carazinho e do Grupo das Pessoas com Deficiência – PCDs da SMAS.

O presidente do CMPD Jairo Bocasanta realizou a abertura oficial, pontuando a importância do II Fórum Municipal para a comunidade Não-me-toquense. O prefeito Municipal Antônio Vicente Piva reforçou a importância do trabalho em rede para atender as necessidades dos PCDs. A Secretária Adjunta de Assistência Social, Maria Margarete Lauxen, falou sobre as atividades realizadas pelo Grupo de PCDs “Unidos Somos Fortes” da SMAS, e apresentou uma mensagem sobre a valorização das diferenças.

A palestrante Ms Lisandra Sandri, estimulou o público a realizar importantes reflexões, com o objetivo de debater assuntos relacionados ao cotidiano da pessoa com deficiência, às dificuldades encontradas pela mesma, esclarecendo a diferença entre doença e os tipos de deficiência, em busca de soluções que venham facilitar à vida social das pessoas com deficiência.

O evento contou com a participação de representantes do Executivo Municipal, Legislativo Municipal, SMECD, SMS, SMAS, CMPD, Empresa Augustin e Cia. Ltda, E. Orlando Roos Com. Cereais Ltda., Implementos Agrícolas Jan S/A, Cotrijal, EMEI Arlindo Hermes, EMEI Pequeno Polegar, EMEI Ciranda da Alegria, EMEF Nossa Senhora Lourdes, APAE, EEEF Geny Vieira da Cunha e APAE.

No encerramento, as crianças do CEI acompanhadas pela monitora Mirceia Kellerman e pelo PCD Fabrício, apresentaram uma música sobre a valorização das diferenças, realizando gestos de libras.  E os PCDs da SMAS, juntamente com a monitora Maria Elisabete, encantaram a todos, com um teatro sobre a vida.