A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
28 de junho de 2012 as 16:45 / Assistência Social, Sem categoria

CRAS recebe o nome de Marisa Schmitt Roos

A Administração Municipal de Não-Me-Toque homenageou a ex-primeira dama do município, assessora e secretária de Assistência Social, Marisa Schmitt Roos, ao colocar seu nome no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A cerimônia aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 28, no próprio CRAS, e contou com a participação de representantes do Executivo e Legislativo, do ex-prefeito e viúvo de Dona Marisa, Armando Carlos Roos, das filhas Denise e Heloise, familiares, equipe da Secretaria de Assistência Social, usuários dos programas e atividades desenvolvidas no CRAS e comunidade em geral.

Falecida há dois anos, dona Marisa realizou muito pela comunidade carente de Não-Me-Toque, principalmente nos oito anos em que trabalhou na Assistência Social. E foi em reconhecimento a toda sua dedicação que a Lei Nº 4.069 de 26 de Junho de 2012 denomina de “Marisa Schmitt Roos” o CRAS municipal. Em discurso, durante a cerimônia, a atual secretária de Assistência Social, Margarete Lauxen, destacou a qualidade do trabalhado feito por dona Marisa, que foi continuado e que no início de junho recebeu nota 10 em avaliação do Governo Federal.

Emocionado, Armando Roos falou da importância que o CRAS tinha para a esposa. “Depois do nascimento de nossas filhas e da primeira neta (única que ela conheceu), Marisa dizia que o que a fez mais feliz na vida foram os oito anos que trabalhou na Assistência Social”, lembrou.

O presidente do Legislativo, vereador Edson Heller, confirmou a unanimidade da Câmara na aprovação do projeto de lei. “Dona Marisa faz muita falta em nossa comunidade. Ela deixou orgulho para sua família, uma lição de vida para a sociedade e a responsabilidade de continuar sua obra ao município”, salientou.

Em pronunciamento, o prefeito Antônio Vicente Piva destacou o legado deixado por dona Marisa. “Quando decidimos que o CRAS teria um nome, o primeiro a ser sugerido foi Marisa Schmitt Roos”, declarou, enfatizando que todos, sem exceção, concordaram.

 

 

 

HISTÓRICO MARISA SCHMITT ROOS

Marisa Schmitt Roos, nascida na cidade de Tapejara (RS), no dia 16 de agosto de 1950, filha de Armindo e Cilda Schmitt. Quando ainda era criança, seus pais se mudaram para a cidade de Lages (SC) e posteriormente, no final da década de 50, vieram residir em Não-Me-Toque, mais especificamente na localidade de Invernadinha, onde foi alfabetizada na Escola Municipal Guia Lopes, e posteriormente estudou na Escola São José. Casou-se com Armando Carlos Roos em 06 de dezembro de 1969 com quem teve duas filhas, Denise e Eloise.

Através de um trabalho voluntário fazia doações de mantimentos, agasalhos e utensílios diversos às pessoas mais necessitadas. Em 2000 o seu marido elegeu-se Prefeito do Município de Não-Me-Toque e, Marisa Schmitt Roos, na condição de 1ª Dama do Município, em 02 de janeiro de 2001, assumiu o cargo público de Diretora de Ação Social até 2004 e Diretora de Assistência Social e Habitação, onde permaneceu até 2007. Em 2008 assumiu o cargo de Secretária Municipal de Ação Social e Habitação.

Até 20 de outubro de 2001 a Assistência Social era um setor dentro da Secretaria Municipal de Saúde. A partir desta data o Setor de Ação Social mudou-se para as novas instalações na Rua Fernando Sturm, n.º 172, saindo das dependências do Ginásio Poliesportivo Breno Kirinus, onde o espaço era precário.

Em 2002 foi construído o Centro de Múltiplo Uso com área construída de 194,16m², onde passaram a ser realizadas as atividades do Centro de Educação Integrada – CEI e dos Grupos de 3º Idade Nova Vida e Conviver. Em 2004 foi criada a Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação.

Durante o período de 2001 a 2008, Marisa Schmitt Roos não mediu esforços frente à Assistência Social, e conseguiu ampliar o número de usuários atendidos pelo Projeto do CEI, que funciona em 02 (dois) turnos, turno inverso da escola, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, sempre oferecendo lanche e almoço aos alunos.

Incentivou a criação do Programa de Renda Mínima Família Integrada, que foi levada a efeito através da Lei 2.934, de 29 de junho de 2004, onde atualmente participam 11 pessoas em situação de vulnerabilidade social e chefes de família, podendo chegar ao limite de 20 pessoas, sendo que os mesmos frequentam cursos como artesanato, jardinagem, horta e artesanato, todos em parceria com o SENAR, e também realizam passeios, visitas e momentos de lazer e descontração do grupo.

No ano de 2005 o Município aderiu ao Programa Bolsa Família, e aos beneficiários foi oportunizada a participação em cursos de artesanato e culinária. Criou o Cemitério Jardim da Paz em 2005, localizado no Núcleo Habitacional Alfredo Alzírio Roos. Em 2007 foi construído o Centro de Geração de Renda com área construída de 196,76m². Posteriormente foi realizada uma ampliação no Centro de Múltiplo Uso, com a construção de uma cozinha e uma sala no andar superior.

Marisa Schmitt Roos simpatizava muito com os grupos de Terceira Idade do Município, envolvendo-se em diversas atividades e eventos. Participava dos bailes promovidos pelos Grupos, acompanhava as viagens e recepcionava os visitantes com muito entusiasmo e alegria. Idealizou o Encontro de Corais da Terceira Idade que sempre é realizado no mês de setembro em comemoração à Semana do Idoso.

Dona Marisa, como era chamada carinhosamente, faleceu na manhã do dia 23 de maio de 2010 e seu corpo foi velado no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, onde centenas de pessoas compareceram para dar seu adeus e se solidarizar com os familiares, manifestando pesar pelo falecimento. Além de pessoas da comunidade e autoridades municipais, compareceram ao velório deputados, dirigentes de entidades rurais, representantes de governos, vereadores e lideranças comunitárias. O corpo de Dona Marisa Roos foi sepultado no Cemitério da Comunidade Evangélica Martin Luther, neste Município.

 

 


 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir