05 de junho de 2012 as 11:33 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Recolhimento de lâmpadas fluorescentes marca a Semana do Meio Ambiente em NMT

No último sábado, dia 02, foi realizada a Campanha de Recolhimento de Lâmpadas Fluorescentes em Não-Me-Toque, marcando o a Semana do Meio Ambiente no município. Durante o evento, 2.625 lâmpadas de todos os tamanhos foram levadas pela população não-me-toquense até a praça central – ponto de coleta.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Johannes van Riel, esse é o número dos descartes realizados pelos cidadãos apenas. “O material recolhido nas empresas do município é bem maior, porém ainda não foi todo contabilizado. Ainda hoje, dia 05, Dia do Meio Ambiente, o caminhão da empresa Brasil Recicle, de Porto Alegre, que foi contratada pela prefeitura para realizar a ação, está voltando a Não-Me-Toque para recolher mais fluorescentes, uma vez que no sábado não coube todo o descarte nos dois veículos enviados pela empresa” explicou o secretário, satisfeito com o engajamento de toda a população.

Em menos de um mês, duas ações foram realizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – o Recolhimento de Lâmpadas Fluorescentes e o Mutirão do Lixo Eletrônico. Em ambas, além do comprometimento de toda a comunidade, o engajamento das entidades ACINT, ACREU e Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente foi fundamental, bem como o apoio das empresas Jan, Stara, Roos e Cotrijal.

O próximo passo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é colocar em prática a Lei Municipal de nº 3.974 de 29 de novembro de 2011, que regulamenta as responsabilidades e procedimentos relacionados à logística reversa de resíduos especiais no município. A lei segue os moldes da Lei Federal nº 12.305 de 02 de agosto de 2010 e obriga o comércio e a indústria a receberem determinados produtos pós-consumo para destinar ao fabricante ou dar um destino ambientalmente correto aos mesmos.